As ideias objetivam a promoção de energia sustentável para a região amazônica
A Sedecti debateu, nesta quinta-feira (18/01), a realização do 14° Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. No encontro também foi proposta a criação da I Feira de Soluções para Transição Energética na Amazônia, cujos objetivos são criar um ambiente propício para alavancar negócios e levantar soluções energéticas produzidas no Amazonas. A reunião, que ocorreu no auditório da Sedecti, contou com a participação do secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, da secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim, de membros da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) e do presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE), Rubem César Rodrigues Souza.
Durante a reunião, foram apresentadas as propostas da SBPE e os objetivos do congresso, que por sua vez, busca integrar a comunidade acadêmica e científica em prol da questão da transição energética. Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, o tema é de suma importância para o aspecto da inovação. “O Estado tem ações que podem alavancar ainda mais esse tema para trazermos desenvolvimento para o Amazonas de forma sustentável. É um tema atraente e a gente deve fazer um evento grandioso que se repita por vários anos”, pontuou.
Estiveram presentes na reunião o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros; a secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim; o secretário de Estado da Semig, Ronney Peixoto; o presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE), Rubem César Rodrigues Souza.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti.