Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Carnaval na Floresta: pelo segundo ano consecutivo, integrante de projeto da Sejusc compõe samba para desfile de idosos
Amazonas

Carnaval na Floresta: pelo segundo ano consecutivo, integrante de projeto da Sejusc compõe samba para desfile de idosos

2 de fevereiro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Foto: Ygson França/SEJUSC“Escrever canções é o que me mantém vivo”, reflete o professor de ensino religioso, João Bosco, de 59 anos, que une criatividade e inspiração em suas composições para desfiles carnavalescos. Pela segunda vez, ele é o autor do samba que vai embalar os envelhecentes na abertura do Grupo Especial do Carnaval na Floresta.
Há 1 hora

As composições incorporam letras que retratam o cotidiano dos envelhecentes

João descobriu a paixão pela escrita há mais de 20 anos. Desde então, ele trabalha na criação de fábulas, poemas e músicas. Bosco conta que encontrou na composição uma maneira de deixar seu legado para as futuras gerações.

Com o tema “Revivendo grandes bailes – garantindo o direito da pessoa idosa”, o desfile é composto por participantes do “Vida e saúde do Idoso Ativo”, projeto da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), que visa garantir longevidade para envelhecentes a partir dos 45 anos.

Em 2023, João estreou como compositor no desfile do Vida e saúde do Idoso Ativo e conta que não conteve as emoções ao ver os idosos vibrando com o seu samba. Para ele, sua missão como compositor é contagiar os brincantes através de suas músicas.

“Compor me mantém vivo na existência dos textos, faz eu sentir minha alma totalmente realizada, cumprindo meu propósito na terra, deixando meu legado, minha marca. Compor música é viver, é cultura, e nunca vou parar de escrever”, afirma.

Neste ano, compondo pela segunda vez para o desfile, João tem como parte do seu processo criativo observar as lutas cotidianas que os idosos enfrentam. Ele entrega que a canção, deste ano, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o combate ao etarismo e outras dificuldades que esse público enfrenta.

“É muito lindo ver o desfile, ver os meus amigos brincando ao som da minha música. Eu escrevo pensando nesses idosos, para que eles possam entender que, independentemente da idade, todos têm o direito de se divertir”, garante João.

Desfile

“Convivendo de perto com muitos idosos, percebo as dificuldades que alguns enfrentam. Conheço casos de abandono pela família, falta de respeito nas ruas e o preconceito ligado à idade. Em minhas músicas, busco destacar a luta dessas pessoas, mostrando que têm autonomia, Vitalidade e uma forte vontade de viver, superando obstáculos no dia a dia”, complementa o compositor.

O desfile será dividido por alas: comissão de frente; rainha e rei momo; ala das baianas; primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira; municípios; segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira; alas sincronizadas por zonas; terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira; ala dos amigos

O desfile acontece neste sábado (03/02), no Centro de Convenções professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, na zona oeste de Manaus. A edição deste ano contará com a participação de 1.900 integrantes do programa “Idoso Ativo”.

“Visito os grupos do projeto e vejo que os participantes têm vontade de viver, de se divertir, e é nossa obrigação, enquanto agentes públicos, tornar isso possível. Este é o segundo ano que estamos coordenando esse desfile e mais uma vez com composição original de um talentoso participante, então aproveito para convidar todos a prestigiar”, destaca a secretária.

A secretária titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa, explica que o desfile dos envelhecentes, promovido pela SEJUSC, é essencial para que esses idosos possam ser incluídos na sociedade.

Tags:Manausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids

Por administrador
Amazonas

Ipaam registra 38 resgates de animais silvestres em novembro na capital

Por administrador
Amazonas

SSP-AM registra queda de mais de 62% nos roubos a comércios em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: 27ª edição bate recorde com mais de 11,1 mil atendimentos realizados na zona norte

Por administrador
Amazonas

Dezembro Laranja: No mês de combate ao câncer de pele, SES-AM continua a intensificação de cirurgias dermatológicas na Fuham

Por administrador
Amazonas

Sejusc realiza mais de 1,3 mil atendimentos durante a 27ª edição do Governo Presente

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: SES-AM realizou mais de 1,4 mil atendimentos no Lago Azul

Por administrador
Amazonas

Dezembro Vermelho: Prevenção, Testagem e Ação Integrada no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

PC-AM realiza Operação Guardiões do Guaraná para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador
Amazonas

Jovem talento nos tatames: Aluno do CMPM conquista títulos internacionais e se firma como prodígio no jiu-jitsu

Por administrador
Amazonas

Curso de Defesa Pessoal Feminina reunirá 180 alunas na zona leste de Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas e famílias do Monte Horebe fecham acordo sobre soluções de moradia definitivas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?