Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Idam orienta agricultores familiares sobre a Sigatoka Negra nas lavouras de banana no Amazonas
Amazonas

Idam orienta agricultores familiares sobre a Sigatoka Negra nas lavouras de banana no Amazonas

5 de fevereiro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Foto: Divulgação/IdamCom o intuito de combater e prevenir a doença Sigatoka Negra nas lavouras de banana em território amazonense, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) atua na conscientização e orientação dos agricultores familiares para as melhores práticas no cultivo da cultura, com uso de novas tecnologias e defensivos agrícolas.
Há 2 horas

Além das orientações técnicas para o manejo da cultura, os técnicos do Instituto abordam o assunto em cursos e palestras

A banana é um dos alimentos mais consumidos pelos amazonenses, tendo consumo médio anual de 60 quilos por pessoa. Atualmente, a produção estadual é de quase 100 mil toneladas, mais de 10 mil hectares de área cultivada e quase 14 mil bananicultores em todos os municípios, conforme dados do Idam.

Os esforços do instituto, bem como das instituições parceiras, se dão por conta de a doença foliar ser considerada altamente destrutiva e de fácil proliferação. A Sigatoka Negra é causada por fungo e provoca, em muitos casos, a perda total da produção e prejuízos financeiros aos agricultores, devido à impossibilidade de comercialização do fruto.

“Outras vias importantes na disseminação no Amazonas têm sido as folhas doentes utilizadas nos barcos e nos caminhões para proteção dos frutos durante o transporte, e as bananeiras infectadas levadas pelos rios durante o período de cheias”, esclareceu o coordenador.

O coordenador do Projeto Prioritário da Banana do Idam, Diego Henriques do Santos, explica que as condições climáticas do estado são extremamente favoráveis ao patógeno. As altas temperaturas e umidade criam o ambiente perfeito para proliferação da infecção nas plantas.

O coordenador do projeto enfatiza que a melhor forma de combater a doença é cultivar variedades resistentes, tais como: Thap Maeo, Caipira, Pelipita, FHIA18, Caprichosa, Garantida. As variedades foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), especialmente para as condições climáticas do Amazonas.

Orientações para o agricultor

“Para viabilizar o controle da Sigatoka Negra em pequenos plantios em nosso estado, a Embrapa Amazônia Ocidental, através da equipe do Pesquisador Luadir Gasparotto, parceiros do Idam, desenvolveu uma técnica de deposição do fungicida na axila da segunda folha de bananeira”, explicou Diego.

Os técnicos do Idam nos municípios são capacitados para orientar os agricultores sobre as melhores práticas de cultivo, que consiste na realização gratuita de cursos, palestras, Demonstrações de Método, Dias de Campo, visitas técnicas nas lavouras e outras metodologias. Em 2023, o Idam realizou, ainda, a distribuição de quase 15 mil mudas para fomentar a cultura na agricultura familiar.

“Além de reduzir o número de aplicações nos anos seguintes, também é de fácil acesso para os pequenos agricultores e reduz a contaminação ambiental, pois o produto é aplicado diretamente na axila na planta. É mais segurança para o agricultor, que fica menos exposto ao produto”, finalizou o coordenador.

O coordenador relata que a técnica consiste em aplicações de fungicidas a partir dos quatro meses de idade da planta, com intervalos de 60 dias, e que continuam com aplicações anuais nos ciclos da cultura. As medidas viabilizam o controle em pequenos plantios da agricultura familiar no estado.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Por administrador
Amazonas

Estudantes da rede estadual iniciam ano letivo no novo Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

Por administrador
Amazonas

IML procura por familiares de Paulo José Goés

Por administrador
Amazonas

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Por administrador
Amazonas

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?