A diretoria executiva da Andifes se reuniu com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para tratar da necessidade de recomposição orçamentária das universidades federais deste ano, na quarta-feira, em Brasília.
A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), destacou a urgência da recomposição, reafirmando a centralidade do papel das universidades federais na formação profissional qualificada e na produção do conhecimento para o desenvolvimento social e econômico do País.
A Andifes defende a recomposição de R$ 2,5 bilhões sobre o valor previsto para 2024, para chegar a R$ 8,5 bilhões, montante próximo ao do ano de 2017.
Convidada para participar da reunião do Conselho Pleno da Andifes para discutir esse e outros temas relacionados ao ensino superior público, a ministra se comprometeu em ver uma data breve nas próximas semanas.
A ministra do Planejamento demonstrou sensibilidade às necessidades das universidades federais, se mostrou disposta a ouvir todas as solicitações da Andifes e contribuir para encaminhar o pleito junto ao Ministério da Educação.