Durante o evento, TRT-11 e Seduc-AM firmam acordo de cooperação técnica para realização de projetos sobre cidadania e direitos trabalhistas.
Ação do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) levou o tema segurança no trabalho e sustentabilidade para alunos e professores da rede pública de ensino da zona Norte de Manaus. O projeto itinerante “A Difícil Arte de Julgar: A Educação de Mãos Dadas com Justiça” foi realizado, na última terça-feira (30/4), no Centro de Convivência da Cidade Nova, Padre José Vignólia. Entre os destaques, a encenação teatral de alunos da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Marcantonio Vilaça1 e a assinatura de um convênio entre o TRT-11 e a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM).
Na abertura do evento, o presidente do Tribunal, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, enfatizou a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e da garantia do trabalho digno e com segurança. “Nós, enquanto sociedade, temos o dever de fazer com que o trabalhador vá para o trabalho e volte seguro para a sua família. Este é o nosso dever”, afirmou. Ele aproveitou a data do evento, véspera do dia 1º de Maio (Dia do Trabalhador), e parabenizou a todos: “Sem trabalho não há honra, sem trabalho não há dignidade”, disse.
Cooperação
Outra ação importante foi a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o TRT-11 e a Seduc-AM para a realização de projetos de mútuo interesse sobre cidadania e direitos trabalhistas, chegando bem próximo às comunidades, proporcionando informação e prestação jurisdicional. Audaliphal Hildebrando assinou o documento pelo Tribunal, e a secretária Arlete Ferreira Mendonça, pela Seduc. “É por meio da educação e do trabalho que é possível transformar vidas. São ações como essa, realizada junto aos jovens, que podemos possibilitar um futuro de igualdade. Eles irão assumir as nossas posições no futuro”, destacou a secretária de Educação.
Teatro com júri simulado, dança e desfile de EPIs
A temática abordada nesta edição envolveu a campanha nacional Abril Verde, voltada para a saúde do trabalhador e para prevenção de acidentes de trabalho. Coreografias e uma encenação teatral trabalharam o tema. Os alunos apresentaram a história de um ciclista entregador de comida que sofreu um acidente no exercício da profissão.
Após a encenação, dois juízes do TRT-11 figuraram como advogados: a juíza do trabalho Stella Litaiff defendeu o trabalhador, e o juiz João Alves de Almeida Neto foi advogado da empresa. Os alunos que estavam na platéia atuaram como júri. Eles votaram para que a rescisão indireta do contrato de trabalho fosse reconhecida e a empresa condenada a pagar todas as verbas trabalhistas ao entregador acidentado.
Também houve um desfile de estudantes que usavam equipamentos de proteção individual (EPIs) de diversas profissões, além da apresentação dos Garis da Alegria, grupo criado em 2006 com o objetivo de levar informação sobre cuidados com o meio ambiente.
Ainda durante a programação foi veiculado um vídeo, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-11, com depoimentos dos participantes das edições anteriores do projeto. Com transmissão ao vivo pelo canal do TRT-11 no YouTube, o evento reuniu estudantes de 16 escolas estaduais da Coordenadoria Distrital de Educação 6, magistrados, diretores e demais servidores do TRT-11. Ao final foram entregues certificados aos alunos e professores envolvidos no projeto.
Confira a transmissão na íntegra.
https://www.youtube.com/watch?v=hl0ABTdKLY0
Acesse a galeria de imagens do evento.
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Emerson Medina e Martha Arruda
Fotos: Roumen Koynov