A finalidade é minimizar os prejuízos no acesso à água, saúde, educação e proteção social
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Representantes do Governo do Amazonas reuniram-se, nesta sexta-feira (17/05), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a fim de alinhar ações estratégicas de enfrentamento à Estiagem 2024. A finalidade é reduzir os impactos no acesso à água, saúde, educação e proteção social para crianças e adolescentes.
De acordo com o monitoramento realizado pelo Estado, os dados apontam a possibilidade de uma seca tão ou mais severa do que a ocorrida em 2023. Por conta da previsão, o governador Wilson Lima determinou que as secretarias trabalhem no planejamento prévio para minimizar os efeitos da estiagem, caso ocorra.
A secretária executiva de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Daniella Jaime, ressaltou que tanto a Sedurb quanto a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) já estão planejando as ações para o enfrentamento à seca deste ano. “Nós estamos fomentando esse diálogo institucional com parceiros como o Unicef para criar um plano de ação em conjunto com as Defesas Civis municipais, a fim de fortalecer o trabalho do Governo do Estado, reduzindo os impactos à população”, afirmou.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
De acordo com o consultor em Água, Saneamento e Higiene para o Unicef, Paulo Diógenes, o principal objetivo da parceria é apoiar o Estado na preparação para a Estiagem 2024. “É conseguir criar ferramentas para garantir o acesso à água para pessoas em situação de vulnerabilidade na ponta, principalmente crianças e adolescentes”, frisou.
A chefe do escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja, observou que também está previsto apoio nas áreas de saúde, educação e proteção social. “Nós temos diversos projetos e queremos entender de que forma podemos colaborar com o Governo do Estado, até mesmo para trabalhar a questão da resiliência da população do interior às questões climáticas”, disse.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Para o coordenador de Operações da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel Adson de Souza Ferreira, a interação entre as instituições é importante no enfrentamento das mudanças climáticas. “O Unicef vem para somar com todos nós para acharmos estratégicas e soluções para enfrentarmos este grande desafio que é a estiagem deste ano”, afirmou, completando que o órgão já vem se planejando desde o início do ano e coordenando ações de prevenção.
As próximas etapas da parceria entre o Unicef e o Governo do Estado serão a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para a realização de uma oficina de capacitação que vai envolver diversas secretarias estaduais e as Defesas Civis municipais, para definir ações estratégicas de forma conjunta e coordenada.
O post Unicef e Governo do Amazonas alinham estratégias para reduzir os impactos da Estiagem 2024 a crianças e adolescentes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.