Após articulação da deputada estadual Joana Darc (UB), com apoio da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), e do vereador Arnoud Lucas (Podemos), a comunidade do Novo Remanso, no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), recebeu pela primeira vez uma ação de castração.
A ação de castração aconteceu no sábado (18/5), na Escola Estadual Sérgio Mendonça Aquino, na zona rural de Itacoatiara, atendendo mais de 200 animais da cidade.
Presidente da CPAMA, a deputada Joana Darc reiterou a importância da ação para o bem-estar dos animais e saúde pública da comunidade Novo Remanso, uma vez que a castração diminui a quantidade de animais em situação de rua, reduzindo a propagação de zoonoses.
“Ações como essa são de grande importância, porque a medida que castramos os animais, são menos cães e gatos nas ruas abandonados e proliferando doenças. Foram mais de 200 animais, ou seja, cerca de 200 tutores que receberam a orientação sobre o cuidado com seu bichinho, colaborando com a saúde pública da comunidade”, disse.
Além da castração, a parlamentar, que também é médica veterinária, garantiu que os animais da comunidade Novo Remanso receberam avaliação veterinária para assegurar a proteção à saúde de cães e gatos.
Agradecimento
O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, agradeceu o apoio da deputada Joana para a realização da ação de castração na comunidade Novo Remanso. O parlamentar ainda ressaltou que um animal castrado salva a vida de outros 100.
“Agradeço a deputada Joana Darc por receber a nossa solicitação em seu gabinete, para fazer essa grande ação que amplia a saúde pública do nosso município. Os amigos do Novo Remanso estão muito satisfeitos porque sabem que a castração é a solução de muitos problemas, salvando a vida de vários animais”, declarou.
Maio Amarelo
Na oportunidade, a comunidade de Novo Remanso recebeu o material gráfico da campanha “Maio Amarelo”, criada por Joana Darc, por meio da Lei n.º 5.038/2019, que institui o mês para prevenir e combater o atropelamento de animais nas vias públicas do Estado.