Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Campanha de doação de sangue no MPAM vai ajudar a salvar mais de 200 vidas no AM
AmazonasMeio Ambiente

Campanha de doação de sangue no MPAM vai ajudar a salvar mais de 200 vidas no AM

24 de maio de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Terça, 21 Mai 2024 20:30

Ao todo, ‘Vampirão’ coletou 57 bolsas de sangue de 450 ml, cada, na sede do Ministério Público, durante toda esta terça (21)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), em parceria com Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou, nesta terça-feira (21), no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, no edifício-sede do MPAM, uma campanha voluntária de doação de sangue com adesão de mais de 120 servidores e colaboradores do órgão.

O engajamento surpreendeu a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos (SubAdm), Lílian Maria Pires Stone, organizadora do evento. Após a triagem minuciosa, foram habilitados 57, que doaram, cada um, uma bolsa de 450 ml. A doação poderá ajudar até 228 pessoas, considerando que cada uma PODE salvar até quatro vidas.

A iniciativa da campanha de doação na sede do MPAM teve incentivo e apoio do procurador-geral de justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que ficou feliz com a adesão e avaliou que a ação aproxima a instituição da sociedade amazonense, além de promover a conscientização por meio do gesto de Solidariedade.

“Fico muito feliz em ver o MP sediar uma campanha desta natureza, que vai salvar vidas. Agradeço a toda a equipe do Ministério Público, ao Hemoam e aos servidores que contribuíram com uma causa tão importante em nossa sociedade. Infelizmente, existe muita desinformação sobre a doação. Então, o Ministério Público faz sua parte na campanha para, sobretudo, colaborar na conscientização da causa”, comentou o procurador-geral.

De acordo com a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Lílian Maria Pires Stone, que visitou o Vampirão (unidade móvel de coleta de sangue do Hemoam), a campanha “Doar Sangue é Doar Vida” no MPAM foi um sucesso, considerando a adesão de membros, servidores e estagiários, enchendo de orgulho o Ministério Público. “A coleta seria até ao meio-dia, mas como muitas pessoas decidiram participar, prorrogamos a campanha até às 17h desta terça-feira, para a triagem e a doação”, comemorou, ao revelar que o MPAM se prepara para receber o Hemoam em outras datas, ainda este ano.

Responsável pela triagem dos doadores do MPAM, a diretora de assistência social do Hemoam, Wilmara Raimunda Batista da Silva, parabenizou o Ministério Público pela campanha e pela adesão interna. Ela disse que as bolsas de sangue ajudarão a manter o estoque da Fundação, único banco de sangue do Estado, que auxilia tanto a REDE hospitalar pública quanto a privada. “Não existe laboratório no mundo que fabrique sangue artificialmente, é um líquido precioso que só PODE ser estocado por doações voluntárias, como a que está acontecendo hoje no MP”, ressaltou.

Cada pessoa PODE doar uma bolsa de sangue, equivalente a 450 ml. Essa quantidade garante salvar até quatro vidas. O motivo é que, durante o processo de fragmentação da bolsa, os hemocomponentes são separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, permitindo que mais de uma pessoa seja beneficiada por doação.

Sobre a campanha

A Fundação Hemoam tem hemocentro localizado na Av. Constantino Nery, 4.397, e hemonúcleos espalhados em municípios estratégicos do interior, como Itacoatiara, Parintins, Coari e São Gabriel da Cachoeira.

Para ser doador, basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos, a doação só é permitida mediante acompanhamento do responsável ou via representante legal.

Texto: Ramon Oliveira Foto: Hirailton Gomes

  

Tags:coariEstado do Amazonasitacoatiaraparintinssao gabriel da cachoeira
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?