Na Sessão Plenária desta quarta-feira (05/06), foi discutido e votado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei nº 307/2024, de autoria do vereador Joelson Silva (Avante). O projeto tem como objetivo estabelecer uma campanha de combate à violência contra a mulher no trânsito em Manaus. A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para análise.
Segundo o projeto, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito às mulheres no trânsito e prevenir práticas discriminatórias. Para Joelson Silva, o preconceito contra as mulheres no trânsito vai além da esfera legal e, por isso, é necessário chamar a atenção para medidas que possam evitar consequências graves.
O parlamentar ressaltou que é importante que a sociedade reconheça o preconceito de gênero no trânsito para que, juntos, possam trabalhar para erradicá-lo. Através da campanha, pretende-se conscientizar a população e reforçar que as mulheres têm o direito de transitar nas vias públicas com segurança, respeito e sem discriminação.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as mulheres representam 35% das 74,3 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) ativas. Em casos de veículos de grande porte, como caminhões, por exemplo, as mulheres representam apenas 6,5% do total de motoristas da categoria.
Texto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM