A transferência ocorreu para a Unidade de Internação Provisória (UIP), no bairro Planalto, zona centro-oeste. Foto: (Divulgação/PC-AM)           

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizou, na terça-feira (09/07), a transferência de um adolescente de 15 anos de Itapiranga para Manaus, por ato infracional análogo a roubo majorado e associação criminosa. O delito ocorreu entre quinta-feira (04/07) e sexta-feira (05/07).

A transferência ocorreu para a Unidade de Internação Provisória (UIP), localizada na avenida Desembargador João Machado, bairro Planalto, zona centro-oeste.

Conforme o delegado Aldiney Nogueira, da 38ª DIP de Itapiranga, no dia do delito, o adolescente, junto com dois comparsas que estão foragidos, amarrou as vítimas e subtraiu seus pertences. Ele foi capturado no momento em que tentava fugir da cidade.

“Com o adolescente foram apreendidos uma arma de fogo, um simulacro de pistola, os bens roubados das vítimas, além de uma motocicleta”, explicou Nogueira.

Segundo a autoridade policial, o mesmo adolescente já havia sido apreendido por ato infracional análogo ao crime de homicídio cometido contra o padrasto em 2023, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

Procedimentos

A internação dele foi decretada pelo Poder Judiciário, pelo prazo de 45 dias, podendo ser prorrogada por até três meses e, se necessário, até 3 anos.

Os procedimentos foram encaminhados ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que em audiência de custódia, decretou a internação do menor infrator na UIP em Manaus.

Ele ficará internado na UIP à disposição do juizado infracional. As investigações continuam para identificar os demais envolvidos na ação criminosa.

Denúncias

A PC-AM ressalta que a colaboração da população sobre a identidade e localização dos outros dois infratores por meio do disque-denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), é crucial. A identidade do informante será mantida em sigilo.