Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Prosamin+ é um laboratório de boas práticas que podem ser aplicadas em outros programas financiados pelo BID, diz chefe de missão do banco
Amazonas

Prosamin+ é um laboratório de boas práticas que podem ser aplicadas em outros programas financiados pelo BID, diz chefe de missão do banco

20 de julho de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 23 minutos

Experiências do programa, como a Câmara de Mediação e conciliação, o reflorestamento e as estratégias de reassentamento são exemplos que podem ser replicados

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As boas práticas aplicadas no programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) do Governo do Amazonas, devem servir de modelo para outros projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na América Latina e no Caribe. A afirmação do líder da Divisão de Água e saneamento do BID no Brasil, Gustavo Mendez, foi durante a Missão de ESG do banco, que esteve em Manaus esta semana para acompanhar os avanços do programa nas áreas sociais, ambientais e de governança.

Durante a missão, realizada entre quarta (17/07) e sexta-feira (19/07), Mendez destacou o trabalho de excelência da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, que executa o Prosamin+. “A UGPE tem um desempenho destacado na aplicação das políticas de salvaguardas do banco, com um histórico impressionante, especialmente no reassentamento. E o Prosamin+ é um laboratório de experiências que queremos sistematizar para disseminar no contexto de outros projetos que financiamos na América Latina e no Caribe,” disse o chefe da missão.

Iniciativas como a Câmara de Mediação, mecanismo criado para resolver conflitos que surgem ao longo da implantação do programa nas áreas de intervenção e o reflorestamento que está sendo feito antes mesmo da execução das obras, são exemplos de boas práticas do Prosamin+ que está em execução em uma área ao longo do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, no Armando Mendes, zona leste, e a Manaus 2000, na zona sul.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Prosamin+ busca cumprir rigorosamente as salvaguardas estabelecidas pelo banco financiador do programa. “Durante os três dias de visitas do BID apresentamos os aspectos da gestão ambiental e social do programa, envolvendo questões como saúde ocupacional, segurança na obra, política de gênero, comunicação com a comunidade, reassentamento e o trabalho técnico-social, com resultados bastante positivos”, ressaltou.

A equipe do banco esteve, ainda, no Escritório Local (ELO), onde está concentrada a equipe do trabalho Técnico Social (TTS), no Residencial Rodrigo Otávio, entregue no ano passado; e, também, no viveiro implantado no canteiro de obras da comunidade da Sharp, que já produziu mais de 10 mil mudas para serem utilizadas no reflorestamento.

A comitiva teve a oportunidade de acompanhar, na Superintendência de Habitação (Suhab), uma ação de pagamento de soluções de reposição de moradia, no valor de R$ 5,5 milhões para 178 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, sob o comando do governador Wilson Lima.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, destacou outras inovações do programa que chamaram a atenção durante a visita da equipe de ESG do BID. “Temos um núcleo de desapropriação e regularização para apoio ao planejamento das ações de reassentamento, monitoramento e destinação de soluções para reposição de atividades comerciais; e, também, estamos trabalhando para a regularização de imóveis adquiridos por bônus moradia, por meio de uma cooperação técnica com a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect)”, relatou.

Na área ambiental, o reflorestamento, uma inovação do programa, assim como a implantação de um viveiro de mudas no canteiro de obras, ganhou destaque, principalmente, por estar sendo feito durante as obras, e não mais ao final, como era de costume.

“O BID reconhece essa prática como extremamente positiva. Estamos produzindo mudas no canteiro de obras, o que é uma iniciativa inédita no programa e nas atividades construtivas da cidade”, disse o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior.

Tags:Governo do AmazonasManausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

Por administrador
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

Por administrador
Amazonas

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

Por administrador
Amazonas

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

Por administrador
Amazonas

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

Por administrador
Amazonas

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

Por administrador
Amazonas

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?