Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Promotores do MPAM conduzem mesa-redonda em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, na próxima segunda-feira (12)
AmazonasMeio Ambiente

Promotores do MPAM conduzem mesa-redonda em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, na próxima segunda-feira (12)

9 de agosto de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Quarta, 07 Agosto 2024 17:58

Inory Kanamari, primeira advogada indígena do povo Kanamari, completa a mesa do evento, com acesso gratuito e aberto ao público

Na próxima segunda-feira (12/08), a partir das 14h, a escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) será palco da mesa-redonda “Sistema Judiciário brasileiro e povos indígenas: diálogos iniciais para sensibilização, justiça e reparação”, com a presença dos promotores de justiça Vitor Moreira da Fonsêca e Romina Carmen Brito Carvalho, representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), e de Inory Kanamari, primeira advogada indígena do povo Kanamari. O evento homenageia o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 9 de agosto.

Vitor Moreira da Fonsêca é doutor pela PUC/SP, membro do Grupo Nacional de direitos humanos (GNDH) e atua como professor e coordenador acadêmico no Instituto de Direito Aplicado (IDA). Promotor titular da 42ª Promotoria de justiça de direitos humanos da Pessoa Idosa e da pessoa com deficiência do MPAM, ele tem trabalho reconhecido por suas contribuições na promoção e defesa dos direitos humanos. “Será uma oportunidade para discutirmos os obstáculos de acesso à justiça para povos indígenas, especialmente como o sistema de justiça em geral está lidando com diferenças culturais que precisam ser observadas”, afirma.

Romina Carmen Brito Carvalho é promotora de justiça lotada na Promotoria de justiça Infracional e atualmente coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ) do MPAM, além de ser membro da Comissão Permanente da Infância e Juventude (Copeij) e do GNDH. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Romina é colaboradora do grupo de trabalho do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Esse tema é importantíssimo no contexto atual para entendermos como o sistema judiciário, por meio dos operadores do direito, PODE atuar para proteção dos direitos indígenas, onde sabemos da existência de tantas violações e barreiras para acesso à justiça. Sabemos que tais limitações atingem também as crianças e adolescentes indígenas que, como sujeitos de direito, são prioridade absoluta e devem ter assegurados todos os direitos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente“, ressalta a promotora de justiça.

A mesa-redonda contará também com a presença de Inory Kanamari, a primeira advogada indígena do povo Kanamari. Ela é presidente da Comissão de Amparo e defesa dos direitos dos Povos Indígenas da OAB/AM e vice-presidente da Comissão Especial de Amparo e Defesa dos Povos Indígenas no Conselho Federal da OAB. Com uma trajetória de ativismo, ela atuou como consultora no projeto de tradução da Constituição Federal para a língua indígena nheengatu no Conselho Nacional de justiça (CNJ). Além de advogada, Inory é poetisa e membro da Academia de Letras, ciências e Cultura da Amazônia (Alcama).

O evento é gratuito e aberto ao público. Além de proporcionar um espaço de reflexão e debate, a mesa-redonda oferece quatro horas complementares para os participantes. Esta é uma oportunidade para acadêmicos, profissionais do direito, estudantes e a sociedade em geral interessada em aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos dos povos indígenas e o sistema judiciário brasileiro.

Sobre o dia

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em 9 de agosto e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, para destacar a importância desses povos na sociedade. A data visa reconhecer e valorizar as contribuições históricas, culturais e sociais dos indígenas. Em 2007, a ONU adotou a Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que estabelece direitos universais para essas populações. O Censo Demográfico de 2022 revelou que há cerca de 1,7 milhão de indígenas no Brasil. A data também serve como um instrumento de luta e apoio às causas indígenas.

Texto: Poliany RodriguesFoto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

  

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?