No Dia Internacional da Juventude, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) ressalta a importância das políticas públicas que têm impactado positivamente a vida dos jovens no Estado. O parlamentar destaca que, por meio de emendas impositivas, destinou mais de R$ 17 milhões para a educação e o fomento da prática esportiva no Amazonas. Seu objetivo é que os jovens sejam protagonistas nas áreas de cultura, esporte, educação e em outras áreas, participando ativamente dos processos de evolução.
Como presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado alcançou mais de 23 mil pessoas por meio dos projetos “Ei, Te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças, não é cultura, é crime!” e “Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania”. Além disso, é autor do projeto “Preparar, Realocar, Orientar, Adolescentes e Jovens (Proaj)”.
No mês passado, João Luiz participou do Seminário de Elaboração do Plano Nacional de Juventude (PNJ) e, no ano passado, esteve presente na 4ª Conferência Nacional de Juventude, eventos que visam debater políticas públicas relevantes e respeitar todas as ideologias e segmentos representativos dos jovens.
O deputado também indicou ao governador Wilson Lima (UB) o Anteprojeto de Lei que institui o Programa Bolsa Juventude Rural, com o objetivo de incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao ensino médio e criar condições para sua permanência no meio rural. Além disso, é autor do Projeto de Lei n° 85/2023, que institui a educação técnico-profissional no ensino médio, e da Lei n° 6. 768/2024, que institui a pré-iniciação científica no ensino médio no Estado do Amazonas.
Neste ano, o deputado também palestrou para socioeducandos e visitou o Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, no bairro Alvorada, em Manaus. Sua atuação em prol da juventude tem sido constante e seu objetivo é continuar trabalhando para que os jovens sejam cada vez mais incluídos e qualificados.