Há 13 minutos
Projetos sociais integram ações desenvolvidas pela corporação
Foto: Giselle Simões/PMAM
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apresentou, neste sábado (31/08), à população o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Cinoterapia da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), projeto Formando Cidadão e Ciclopatrulha durante a 13ª edição do Governo Presente, realizada de 8h às 14h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento, zona leste de Manaus.
A cada semana, a PMAM apresenta as unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE) e projetos sociais, que atuam para aproximar a instituição militar com a comunidade, promovendo ações de cidadania, educação, atenção a terceira idade e prevenção às drogas.
A CIPCães apresentou a 40 pessoas a Terapia Assistidas por Cães, que visa levar conforto, apoio emocional e bem-estar para pacientes hospitalizados, especialmente crianças e adultos em instituições de saúde. O projeto vem sendo desenvolvido pela unidade desde o ano passado. Os cães policiais treinados e certificados para essa função, têm se tornado verdadeiros aliados no processo de recuperação e enfrentamento das dificuldades enfrentadas por aqueles que estão em tratamento.
O policiamento ciclístico ou ciclopatrulha é um processo de policiamento que agrega a prática de condicionamento físico e mental sem agredir o meio ambiente, pois é um modelo de locomoção não poluente. A unidade levou orientações sobre dicas de segurança no trânsito e sobre a legislação para o público que visitou o espaço. Foram 13 atendimentos e 26 interações com o público.
Durante a ação, 140 visitantes também conheceram sobre a história dos jovens que participam do Programa Formando Cidadão, que atua em Manaus e em municípios do interior para prevenir e recuperar jovens, entre idade de 12 e 17 anos, em risco social e pessoal, por meio dos estudos, esportes e práticas de ações cívicas.
O Formando Cidadão conta com parceria de outros órgãos públicos e o apoio dos familiares dos jovens, e funciona nas dependências de quartéis e batalhões da corporação na capital amazonense, como nos Comandos de Policiamento de Área (CPA) Norte, Sul, Oeste e Leste, além do interior, entre eles a 8ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) de Iranduba e o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Manacapuru.