Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Wilson Lima entrega Estações de Tratamento de Água Móveis para atender municípios do Alto Solimões
Amazonas

Wilson Lima entrega Estações de Tratamento de Água Móveis para atender municípios do Alto Solimões

13 de setembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 38 minutos

O sistema faz parte do programa Água Boa e deve atender mil pessoas por dia

FOTOS: Alex Pazuello/ SecomO governador Wilson Lima entregou, nesta sexta-feira (13/09) duas Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam), do programa Água Boa, para atender comunidades ribeirinhas do Alto Solimões. A entrega da estação faz parte da Operação Estiagem 2024 e foi feita na comunidade NOVO Porto Lima, em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus). Segundo o governador, as estruturas vão reforçar o fornecimento de água potável em comunidades que enfrentam as consequências da descida dos rios.

“Esse é um momento em que as comunidades começam a enfrentar dificuldades para ter acesso a água potável. Então, nós entregamos duas estações de tratamento de água que são móveis para que moradores dessa e de outras comunidades tenham a oportunidade de coletar água de qualidade”, afirmou Wilson Lima.

Cada estação tem capacidade para armazenar 5 mil litros de água, atendendo 2 mil pessoas diariamente. Ela foi instalada em uma embarcação equipada para coletar água do rio e realizar o tratamento.

FOTOS: Alex Pazuello/ SecomEntre as comunidades beneficiadas com o programa Água Boa, está a NOVO Porto Lima, onde vivem 330 pessoas. No local, os moradores já enfrentam dificuldades para conseguir acesso a água potável.

“É muito importante para nós. A minha família agradece muito ao governador, por trazer essa ajuda”, disse a moradora da comunidade, Glacimar Leopoldino, indígena da etnia Tikuna e moradora da comunidade.

Sobre a Etam

A Estação de Tratamento de Água Móvel é uma solução itinerante projetada para atender comunidades ribeirinhas que enfrentam escassez de água potável. A estação permanece navegando ao longo das margens dos rios, parando em localidades que necessitam de acesso à água tratada.

O funcionamento da estação começa com um sistema de bombeamento que capta a água diretamente do rio. Essa água é conduzida para um reservatório localizado na parte superior da embarcação. Dentro deste reservatório, ocorre o processo inicial de tratamento: a floculação e a decantação.

FOTOS: Alex Pazuello/ SecomA floculação consiste na adição de produtos químicos que aglutinam as partículas suspensas na água, facilitando sua remoção. Na sequência, o processo de decantação permite que essas partículas se separem da água limpa, indo para o fundo do reservatório.

Após a decantação, a água passa por um dispositivo onde é adicionado cloro para a desinfecção, seguindo para um filtro, garantindo a pureza da água. Por fim, a água tratada é conduzida através de uma tubulação até uma torneira, de onde PODE ser distribuída com segurança para a comunidade.

Entrega de alimentos

O governador também fez entregas de alimentos às comunidades ribeirinhas do Alto Solimões. Ao todo, 7 mil cestas básicas foram entregues no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A ajuda humanitária será dividida para outros municípios da calha, como Benjamin Constant e Atalaia do Norte (1.138 quilômetros de Manaus).

O material entregue em Tabatinga faz parte de um montante de 290 toneladas de alimentos destinadas para as cidades do Alto Solimões. Em Amaturá, Tonantins e Santo Antônio do Içá, 90 toneladas em ajuda humanitária estão nos municípios para distribuição. Em São Paulo de Olivença, 52 toneladas atenderão os afetados.

Tags:AmaturáAtalaia do NorteBenjamin ConstantGoverno do AmazonasManausmancheteSanto Antônio do IçáSão Paulo de OlivençaTabatingaTonantins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?