Há 10 minutos
Os eventos são realizados nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas ao longo de toda a semana
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A programação cultural da última semana do mês de setembro oferece diversos eventos para todos os gostos e públicos. De segunda a sexta-feira (23 a 27/09) uma agenda de atrações será levada aos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Primavera de museus
Aconteceu nesta segunda-feira (23/09), a abertura da “Primavera de Museus”, no Palacete Provincial. Um evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Manaus, que tem atividades em diferentes espaços culturais do Governo do Amazonas. A programação se estende por uma semana com o encerramento na sexta-feira (28/09), em horários variados. As atividades têm classificação livre e entrada gratuita.
O evento acontece, anualmente, na semana em que se inicia a estação da primavera, e tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Além disso, busca aumentar o número de visitantes nas instituições e fortalecer a relação dos museus com a sociedade.
A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Abertura do Festival de Cinema
Nesta terça-feira (24/09), às 20h, o majestoso Teatro Amazonas abriga a exibição de dois filmes na abertura do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Ambos com classificação livre e entrada gratuita.
“Ri, bola”, com direção de Diego Bauer, do Amazonas (AM). O enredo conta que ‘Bola’ sempre foi reconhecido por sua risada peculiar, e seu amigo, César, postava nas redes sociais a risada do amigo.
“O Dia Que Te Conheci”, com direção de André Novais Oliveira, de Minas Gerais (MG). A história retrata que todo dia ‘Zeca’ tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil.
O festival de cinema da Amazônia – Olhar do Norte, é um festival de cinema realizado pela Artrupe Produções, com edições desde 2018 na cidade de Manaus. Além de ser uma vitrine para os trabalhos realizados na Amazônia, o evento também promove um lugar de trocas, discussões e de formação por meio de debates, palestras e oficinas.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A programação segue até 27 de setembro, com três mostras competitivas: Amazônia, com obras assinadas por diretores dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Outros Nortes, com filmes e diretores dos demais estados brasileiros e Olhar Panorâmico, que tem exibições on-line e presencial de obras cinematográficas e diretores também de estados da Amazônia Legal.
O festival apresenta também a mostra não-competitiva Olhinho, com filmes infantojuvenis; produções convidadas, e uma agenda de ações formativas, como oficinas, debates, mesas redondas e palestras.
Mostra musical
Na terça-feira (24/09), o Teatro Gebes Medeiros sediará as apresentações da “Mostra de Teatro Musical”, organizado pelo curso do Núcleo Cênico Thiana Colares, ministrado pela professora e diretora do curso, Thiana Colares.
A Mostra de Teatro Musical, com números da Broadway marca a primeira edição do curso do Núcleo Cênico Thiana Colares, um curso que promove contato com a linguagem de teatro musical proporcionando a troca, conteúdo e vivências.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Festival de cinema LGBTQIAPN+
Nesta quarta-feira (25/09), ocorre a primeira edição do Festival de Cinema Close, no Cine Teatro Guarany. O Festival de cinema é dedicado a produções audiovisuais voltadas para temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+.
A mostra competitiva do festival vai exibir 20 obras, entre documentários e ficção, de diferentes regiões do Brasil, além de Portugal e México. O Close acontece até sábado (28/09), sempre a partir das 18h30, no Guarany. A programação é gratuita e aberta ao público.
Exposição
O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo recebe nesta quarta-feira (25/09), a partir das 18h30, a estreia da exposição “Banho de Rio”, do artista e curador Paulo Desana.
Banho de Rio retrata a história de Paulo em uma de suas viagens pelos rios de São Gabriel da Cachoeira, onde um dos momentos mais encantadores são os banhos nas beiras dos rios das comunidades que ele visita, especialmente das crianças.
A exposição integra a mostra “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”.
Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Festival de corais
Nesta quinta-feira (26/09), às 19h, acontece na Igreja São Sebastião a abertura do maior festival de corais da região Norte do Brasil, o 9° Festival Amazonas de Corais (Famcor). A entrada é gratuita.
O evento promove a cultura e a inovação artística na região de Manaus. O festival se estende até domingo (29/09), sempre às 19h, em vários locais da cidade, incluindo o Teatro Amazonas. Para acompanhar a programação completa, acesse as redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) ou do Festival Amazonas de Corais (famcor_am).
Longa-metragem
Nesta sexta-feira (27/09), às 15h30, o Teatro Amazonas recebe a longa-metragem “Roberto Kauane e a Câmera do Dr. Salim”, com direção de Jean Robert César, do Amazonas (AM).
O longa integra a programação do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. O evento é gratuito e possui classificação de 12 anos.
Encerramento do Festival
A sessão de encerramento da programação do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte acontece nesta sexta-feira (27/09) com o espetáculo “Oeste Outra Vez”, com direção de Érico Rassi, de Goiás (GO).
Na ocasião, também acontece uma cerimônia de premiação, às 21h. O evento é gratuito e possui classificação de 14 anos.
Endereços:
Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube).
Galeria do largo – Rua Costa Azevedo, 290, Centro – Largo de São Sebastião
Cine Teatro Guarany – Avenida Sete de Setembro (ao lado no Palácio Rio Negro)
Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro.