Promovido pela Suframa, o Programa Zona Franca de Portas Abertas realizou nesta semana duas visitas a fábricas do Polo Industrial de Manaus. A iniciativa tem como objetivo aproximar a sociedade das empresas incentivadas pela Zona Franca de Manaus (ZFM), promovendo o conhecimento sobre os efeitos socioeconômicos e ambientais do modelo.
Na quarta-feira (25), um grupo formado por 15 alunos e quatro monitores do Grêmio de Artilharia e Engenharia do Colégio Militar de Manaus visitou as instalações da Samsung Eletrônica da Amazônia.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da empresa, que atua na Zona Franca de Manaus desde 1995, e explorar o showroom da fábrica, onde são produzidos celulares, smartwatches, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Além disso, os alunos acompanharam uma visita guiada às linhas de produção, com destaque para o uso de robôs autônomos e inteligência artificial nos processos de fabricação.
O aluno do Colégio Militar, Avelar Neto, expressou a gratidão do grupo pela experiência: “Foi uma oportunidade única e muito importante para todos nós, que ficará marcada para sempre na nossa memória”, ressaltou.
TurismoNesta sexta-feira (27), foi a vez de 20 acadêmicos da disciplina de Marketing Turístico, do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), visitarem a fábrica da BMW. A atividade fez parte da programação da Semana do Turismo, promovida pelo curso em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. Os estudantes, acompanhados pela professora Márcia Guimarães, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da fábrica e observar, in loco, o processo de recepção e condução dos visitantes, uma atividade relevante para o turismo industrial.
Segundo a professora Márcia Guimarães, o Programa Zona Franca de Portas Abertas é uma excelente oportunidade para os profissionais de turismo. “Compreendemos o programa como uma modalidade de turismo industrial, que amplia as oportunidades de atuação para os profissionais da área de turismo,” afirmou. Ela também elogiou a qualidade do atendimento oferecido pelas empresas participantes, destacando a receptividade e o profissionalismo dos funcionários.
ImpactoO Programa Zona Franca de Portas Abertas, idealizado em 2021 e institucionalizado em janeiro de 2024, é coordenado pela Suframa em parceria com empresas e institutos tecnológicos. O principal objetivo é divulgar os impactos socioeconômicos e ambientais do modelo Zona Franca de Manaus, além de despertar nos jovens o interesse por atividades ligadas à indústria.
ResultadosAinda nesta sexta-feira, na sede da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), a jornalista e técnica da Coordenação de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Rosângela Alanís, apresentou os objetivos e os principais resultados do programa durante a Semana do Turismo da UEA. “A iniciativa da Suframa, além de ser nova opção de turismo, busca dar visibilidade ao modelo Zona Franca de Manaus e também despertar nos jovens estudantes o interesse por atividades profissionais ligadas à indústria”, afirma Rosângela Alanís.