Há 59 minutos
Capacitação é voltada para dispensação de medicamentos e insumos
FOTO: Girlene Medeiros /FVS-RCP
Estão abertas as inscrições para o curso Cálculos pela Vida, promovido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde responsáveis pela dispensação de medicamentos e insumos estratégicos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte link: https://bit.ly/3Y6loI6.
A iniciativa conta com a parceria do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM) e será realizada em duas turmas: uma nos dias 6 e 7 de novembro e outra nos dias 13 e 14 do mesmo mês. O curso ocorre das 8h às 16h30, no auditório do CRF-AM, na avenida Rio Madeira, 420, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o treinamento busca contribuir para que os profissionais e instituições reforcem a atenção à minimização dos riscos associados à dispensação de medicamentos.
“A iniciativa fortalece a rotina de farmacêuticos, especialmente com a introdução de novas terapias e a adaptação às características individuais dos pacientes, como biótipo, peso e idade, em doenças de notificação compulsória, como malária, tuberculose, influenza e leishmaniose”, ressalta.
Na FVS-RCP o curso é ação da Gerência de Insumos Estratégicos (GIES), dirigida pela Diretoria de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas (Diplae) da FVS-RCP.
“A capacitação provém do setor responsável por abastecer as secretarias municipais de saúde com produtos voltados para a vigilância. O curso visa reforçar a importância de determinar a dose correta, um passo fundamental para a cura, o que exige cálculos precisos”, reforça o diretor da Diplae, Augusto Zany.
Para a gerente do GIES na FVS-RCP, Eurenice Neves, é importante que os profissionais de saúde possuam conhecimentos em cálculo para poder orientar adequadamente os pacientes sobre a dosagem correta, a quantidade de medicamentos a serem dispensados e outros aspectos essenciais da dispensação.
“É fundamental que os profissionais conheçam as unidades de medida, as expressões que indicam a concentração ou dosagem dos medicamentos, e que dominem os cálculos necessários para garantir a precisão na administração. Além disso, o treinamento contínuo é imprescindível para manter esses conhecimentos atualizados e aplicá-los de forma eficaz no dia a dia”, afirmou