Há 59 minutos
A agenda também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo
A programação do Agendão Cultural deste fim de semana está repleta de eventos e apresentações que irão encantar o público. De sexta a domingo (11 a 13/10), uma programação diversa acontece nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A agenda também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
A programação inclui festival de teatro, exibições de curtas-metragens, seminários sobre artes visuais e audições para o musical de Natal. Além disso, estão programadas atividades para a Semana das Crianças, rodas de capoeira, o tradicional Baile do Ceci, uma feira da diversidade LGBTQIAPN+, ações para o Outubro Rosa e sessões de cinema com pipoca.
Festival de Teatro da Amazônia
A 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) segue com sua programação de espetáculos até o dia 13 de outubro, em espaços culturais como Teatro Icbeu, Casa Barravento, Paço Municipal Praça Dom Pedro, Teatro Amazonas, Centro Cultural Palácio Rio Negro, Teatro Gebes Medeiros, Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Teatro da Instalação, Buia Teatro, Ponte dos Bilhares e Largo de São Sebastião. Todas as atividades têm acesso gratuito.
A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).
Audições musical de natal
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta sexta-feira (11/10), tiveram início as audições para o musical de Natal, com sessões das 9h às 12h e 14h às 17h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro. As chances de participar do espetáculo se estendem ao sábado (12/10), quando serão realizadas novas sessões de audições, nos mesmos horários. As inscrições são gratuitas.
Podem participar crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos a partir de 16 anos, ambos com habilidades em teatro, canto e dança. Cada candidato deverá interpretar um texto entregue no ato da inscrição, realizar uma coreografia ensinada no local e cantar uma música de livre escolha.
Por ordem de chegada, as inscrições são presenciais, ressaltando que os candidatos devem chegar ao Palácio da Justiça com antecedência de pelo menos 30 minutos dos horários de início das audições. Os portões serão fechados, pontualmente, às 12h e às 17h.
Curta-metragens
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta sexta-feira, às 18h30, o Cineteatro Guarany vai sediar a estreia de um compilado de curtas metragens produzidos por novos talentos locais. O evento faz parte da “Atividade Motivacional Cinematográfica: Novos Artistas em Cena”, que se constituiu em um processo de aprendizado intenso que uniu teoria e prática, promovendo o desenvolvimento artístico de jovens estreantes no audiovisual.
A mostra tem entrada gratuita e faz consiste na primeira oportunidade de exibição para alunos que se dedicaram à criação de curtas-metragens de temas diversos e abordagens únicas. “A proposta é justamente dar acesso e oportunidade para as pessoas que querem conhecer e produzir obras cinematográficas”, explica Wander Luis, produtor audiovisual e instrutor do projeto.
Baile do Ceci
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta sexta-feira, das 13h às 17h, o Centro de Convivência do Idoso (Ceci), localizado no bairro Aparecida em Manaus, zona sul de Manaus, se tornou um ponto de referência para a terceira idade que busca momentos de alegria e descontração. É lá que acontece o Baile do Ceci.
Durante a programação o cantor Américo Madrugada fará uma apresentação especial, acompanhada pela turma de dança do curso “Cinquenta Mais”, coordenado pela professora Meire Mello, do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Os alunos que participam do curso de dança voltado para pessoas com mais de 50 anos, têm ensaiado bastante para encantar o público com suas coreografias animadas.
Semana das Crianças
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A programação das atividades da “Semana das Crianças”, continua nesta sexta-feira e no sábado (11 e 12/10), em horários variados, nos locais como o Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou; Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro Estadual de Convivência do Idoso – Ceci Aparecida; tendo seu encerramento no Largo de São Sebastião, no sábado, das 17h às 21h.
Entre as atrações em destaque, estão as oficinas artísticas de desenho e pintura, visitas à Biblioteca Volante do Mania de Ler, além de diversas brincadeiras populares, jogos educativos e muita música para toda a família. Todas as atividades são gratuitas.
Capoeira
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta sexta-feira e no sábado, acontece também o “2º Mestras do Saber e Mandinga”, realizado por Ivenir Pereira da Silva. Na sexta, inicia às 19h, no Largo de São Sebastião. E no sábado começa às 16h30, na Sede da Associação Cultural Ubuntus.
O encontro é realizado e liderado por mestras de capoeira, o projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Associação Cultural Ubuntus. O Evento é aberto e gratuito para públicos de todos os gêneros, capoeiristas e não capoeiristas.
Cinema e pipoca
Nesta sexta-feira e no sábado (11 e 12/10), às 19h, acontece uma inauguração da sala de cinema Cinelalu, na Escolinha de Música Lalu, localizada na avenida Sete de Setembro.
A noite de inauguração contará com a estreia do videoclipe “Celeste”, do artista Marcelinho Lalu, e com a exibição do curta-metragem “O Surto”, dirigido por Ângelo Esperança e produzido por Fidel Graça. Além dessas atrações, serão exibidos outros curtas-metragens de diretores locais e nacionais, com destaque para a programação diversificada que inclui filmes inclusivos e acessíveis em braille.
O projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, visa promover a produção cinematográfica local e oferecer à comunidade acesso ao cinema, bem como oportunidades educacionais e culturais através de cursos e oficinas.
Nesta sexta-feira e no sábado (11 e 12/10), o Cine Carmen Miranda, localizado na Rua do Congresso, nº 10, no centro, apresenta uma programação especial, a partir das 17h30. Na sexta, serão exibidos “Noite e Neblina” e “Faces da Morte”. No sábado, a programação inclui “Sol, pipoca e magia”, seguida de um bate-papo com realizadores das obras, com entrada gratuita.
O novo Cine Carmen Miranda tem apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À La Carte Belas Artes.
Largo de Imagens
O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo está com uma coletânea de vídeos em curta-metragem, intitulado “Largo de Imagens”, produzidos por diversos artistas visuais e do cenário audiovisual da cidade. A mostra de vídeos segue em cartaz até este sábado (12/10), das 15h às 20h. O evento acontece na Galeria do Largo, no centro de Manaus. Com entrada franca.
Sob curadoria de Darlan Guedes, artista e produtor de um dos vídeos da mostra, a coletiva “Largo de Imagens” apresenta uma seleção de dez vídeos autorais com duração de até cinco minutos.
A coletânea de vídeos-curtas exibirá as obras: “Para Manaus 350 lampejo de saudade (carta poética)”; “Pássaros e Cidades”; “Secura”; “Adornar”; “Chibari é a linguagem, não a mensagem”; “Fumaça”; “Energia Nuclear”, e “Território – ATL 2016-2024”.
Empregay
Neste sábado (12/10), das 10h às 19h, acontece a 3° edição da feira da diversidade LGBTQIAPN+, intitulada “Empregay”, do Coletivo Empregay. A feira ocorre na Fundação Amazônia Sustentável (Fas), localizada na rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro.
O evento gratuito conta com feira de economia criativa, DJs, performances, literatura, oficinas, acessibilidade, e muito mais.
O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O objetivo é promover a empregabilidade e geração de renda por meio da Economia Criativa da região do Amazonas através das potências dos empreendedores LGBTQIAPN+.
Outubro Rosa
Contemplado em um dos editais da Lei Paulo Gustavo, o projeto “Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro como meio de preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira no Amazonas” organizou dois eventos gratuitos neste mês, dedicados à conscientização e prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.
As atividades acontecem neste domingo (13/10) e no dia 20 de outubro, sempre às 9h, na calçada da Igreja da Matriz, próximo ao relógio municipal, no centro de Manaus. A programação oferece rodas de conversa e capoeira, além de muito samba de roda para o público. A contramestra Peteca e a graduanda Dandara, ambas coordenadoras do coletivo Mulheres em Conexão, também estarão presentes.
Os interessados em participar das atividades, devem realizar as inscrições através do link (https://forms.gle/uvL3tB5rxXpE62d6A).
Endereços
Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);
Centro Cultural Largo de São Sebastião – Rua 10 de Julho, Centro;
Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro;
Galeria do largo – Rua Costa Azevedo, 290, Centro – Largo de São Sebastião.