Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Dia Mundial da Alimentação: Prato Cheio combate à fome e a insegurança alimentar no Amazonas
Amazonas

Dia Mundial da Alimentação: Prato Cheio combate à fome e a insegurança alimentar no Amazonas

16 de outubro de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 53 minutos

Programa é referência no Brasil e possui papel fundamental para reduzir a fome no estado

FOTOS: Jimmy Christian/SeasNesta quarta-feira (16/10) é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. No Amazonas, o programa Prato Cheio, do Governo do Amazonas, tem um papel fundamental na redução da fome e na garantia da segurança alimentar de milhares de famílias no estado.

Administrado pela Secretaria de Estado da assistência social (SEAS), o programa é referência no combate à fome, servindo de modelo de implantação para outros estados do Brasil. Ao todo, são 44 unidades de restaurantes e cozinhas populares espalhadas pelo Amazonas, que em 2024 já serviram 3.368.846 milhões de refeições.

A titular da SEAS, Kely Patrícia, destacou a importância e o impacto do programa na vida das famílias que frequentam as unidades do programa criado Governo do Amazonas.

FOTO: Jimmy Christian/SEAS

“O combate à insegurança alimentar é uma prioridade do governo do Amazonas. O Prato Cheio é um instrumento fundamental porque garante o direito à alimentação adequada com comida de qualidade, nutritiva e acessível. Além disso, ajuda na economia da família. Uma pessoa ou uma família de cinco pessoas, que está em situação de vulnerabilidade, consegue se alimentar com todos os nutrientes por apenas R$ 1 por dia”, disse a secretária.

De acordo com o nutricionista Rômulo Rodrigues, da Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan/SEAS) e que atua no programa, o Prato Cheio desempenha um papel significativo para combater a fome no estado.

FOTO: Jimmy Christian/SEAS

“Através dos programas de distribuição de renda e distribuição de alimentos, o Governo do Amazonas consegue ajudar a população em situação de vulnerabilidade social e garantir a segurança alimentar. O Prato Cheio é um dos programas de distribuição de alimentos que beneficia diretamente a população todos os dias, ofertando refeições com qualidade nutricional”, destacou o nutricionaista.

Para Simeia Souza, de 48 anos, que almoça diariamente no restaurante popular do bairro Alvorada, o programa garante economia e refeição de qualidade para ela, seus familiares e toda a população amazonense.

“É uma ótima iniciativa do governo, principalmente, para quem não tem renda e nem como se alimentar. Venho todos os dias e como muito bem”, disse

FOTOS: Jimmy Christian/SeasCardápio saudável

Além disso, os cardápios são elaborados por nutricionistas e seguem as recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira, que reúne orientações para estruturar políticas públicas e programas de nutrição e saúde no país.

O nutricionista também destaca que a refeição servida nas unidades (que contém arroz ou macarrão, feijão, salada e proteína) representa um modelo de alimentação completa recomendada pelo guia.

“Um modelo de prato saudável é balanceado é o servido nos restaurantes Prato Cheio, que segue todas as recomendações do Guia e tem as quantidades ideais de proteína, carboidrato, gorduras e fibras, por exemplo, que vão suprir as necessidades metabólicas diárias de uma pessoa”, disse.

Outro diferencial é que o cardápio muda diariamente. Dessa forma, o Prato Cheio oferece refeições balanceadas, adequadas para o público e variadas, provando que a alimentação saudável não precisa ser monótona. Além disso, os costumes regionais são levados em consideração ao pensarem no cardápio.

“O Prato Cheio pensou em refeições que respeitam o cotidiano e a cultura do nosso estado. Então servimos peixe, por exemplo, que é muito comum na nossa culinária. O guia leva muito em consideração os costumes da região e isso faz a diferença. A alimentação é um direito e comer bem, de forma saudável”, acrescentou.

O profissional destacou, ainda, que manter uma rotina balanceada e saudável previne doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Restaurantes e cozinhas

O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11 às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 11h às 13h. Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana.

Tags:Governo do Amazonasmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Governador Wilson Lima entrega novas estruturas da Telessaúde em Benjamin Constant e Atalaia do Norte

Por administrador
Amazonas

Amazonas e Acre discutem Cooperação Técnica para compartilhamento de serviços especializados entre os estados

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas e reforça a segurança na Tríplice Fronteira

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inicia entrega de novos cartões do Auxílio Estadual em municípios do Alto Solimões

Por administrador
Amazonas

Ouvidoria Cidadã: SEPcD participa de campanha de serviços para pessoas com deficiência na Rodoviária de Manaus

Por administrador
Amazonas

Em menos de 12 horas, Polícia Civil prende dupla envolvida na execução de homem no bairro Dom Pedro

Por administrador
Amazonas

Amazonastur encerra participação na WTM Londres com novos acordos e avanços para 2026

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, Idam faz treinamento de poda de frutíferas e cultivo de hortaliças

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: serviços estendidos da 25ª edição são prorrogados até 14 de novembro

Por administrador
Amazonas

Seas inicia ciclo de palestras sobre Novembro Azul nas unidades do Prato Cheio

Por administrador
Amazonas

Vivência Cultural: Alunos da Escola Estadual Tiradentes têm tarde de música clássica com a Orquestra da Câmara Amazonas

Por administrador
Amazonas

HPS João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de paciente em processo de alta hospitalar

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?