Há 6 minutos
Apresentações culturais dos estudantes marcaram a cerimônia de abertura do evento
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus, foi palco, nesta quarta-feira (16/10), da abertura do 1º Jogos Psicomotores da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 2, reunindo alunos do Ensino Fundamental 1, de 16 escolas da coordenadoria.
As competições seguem até sexta-feira (19/10), nas modalidades mini-futsal, mini-queimada e atletismo.
Com o tema “A regra é se divertir”, durante o desfile dos jovens atletas com a bandeira de suas escolas, as arquibancadas ficaram tomadas de alegria e aplausos. Em um só coro, as crianças cantaram o hino nacional e proferiram o “Juramento do pequeno atleta”.
A animação cresceu durante os momentos de apresentações culturais. As alunas do 1º ano do Ensino Fundamental da EETI Professora Roxana Pereira Bonessi representaram os tuxauas, dançando as toadas “Dança dos Tuxauas” e “Tuxauas de Abiayala”. Já os alunos da EE Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, vestidos de personagens de filmes infantis e contos de fadas, apresentaram músicas sobre a importância da união e da amizade.
A assessora de Educação Física e coordenadora dos jogos, Yana Prestes, destacou que o principal motivo para a realização da atividade é a evolução motora e emocional dos alunos por meio das interações com estudantes de outras escolas.
“Nós pensamos em realizar esses jogos nas primeiras séries para que quando chegue realmente a fase em que eles vão entrar em competições, eles já estejam um pouco mais maduros emocionalmente para a enfrentar a competitividade.”, ressaltou Yana.
A coordenadora da CDE 2, professora Silvia Porfírio, explicou que as atividades esportivas são importantes para o desenvolvimento dos alunos e a participação deles terá impacto no futuro do esporte no Amazonas.
“Incentivar as crianças desde os primeiros anos da vida escolar para o esporte, para a prática esportiva, para a competição sadia dentro dos jogos é importante, porque futuramente eles serão os alunos que vão nos representar nos jogos estaduais, nos jogos nacionais”, afirmou a coordenadora.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A aluna Yasmin, 8, do 2º ano do Ensino Fundamental, participou, na manhã de quarta-feira, de uma competição de atletismo. Entusiasmada, ela ficou contente em participar pela primeira vez dos Jogos Psicomotores.
“Os jogos infantis são muito importantes e divertidos para as crianças se divertirem e para a infância”, finalizou a estudante.
Programação
Quarta-feira, 16/10 – Atletismo
Quinta-feira, 17/10 – Mini-queimada
Sexta-feira, 18/10 – Mini-futsal