Há 3 minutos
O Amazonas tem 328 escolas cedidas às equipes de aplicação da Obmep para a realização das provas
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
As provas da segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) acontecem neste sábado (19/10), em todo Brasil, a partir das 13h30 (horário de Manaus). A avaliação, que é aplicada para alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, conta com mais de 22 mil estudantes da rede estadual do Amazonas qualificados para esta etapa.
Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem como objetivo proporcionar ao aluno o exercício do raciocínio lógico-matemático. As provas da segunda fase são compostas por seis questões discursivas, diferente da primeira fase, quando as provas possuem 20 questões objetivas.
Em todo o Amazonas, 328 escolas receberão os mais de 22 mil alunos qualificados para a segunda fase. Entre escolas estaduais, municipais e federais, o passo a passo para conhecer o seu lugar de prova é único, e acontece por meio do site da Obmep, no link: http://bit.ly/LocaisDeProvaOBMEP2024.
No endereço eletrônico, o aluno qualificado deve pesquisar pelo seu município de aplicação, e, logo em seguida, pela sua escola de realização da primeira etapa do certame. As unidades de ensino dispostas no site têm listas de aplicação, e neste espaço, o candidato deve conferir se o seu nome aparece na instituição de ensino idealizada.
“Estamos, há alguns meses, em processo de orientação para as escolas da rede que aplicarão as provas da segunda fase. A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) já selecionou os aplicadores e está tudo pronto. Nossos alunos precisam ter tranquilidade e focar somente na prova”, destacou o responsável pela Obmep no Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Secretaria de Educação, Paulo Roberto dos Anjos,
Aplicação e cronograma
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarA organização da Obmep recomenda que os alunos cheguem aos centros de aplicação com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), cartão informativo da Obmep, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.Os candidatos terão três horas para concluir a avaliação, que começa às 13h30 (horário de Manaus). Após a aplicação da segunda fase da Obmep no próximo sábado, a divulgação dos candidatos premiados acontece no próximo dia 20 de dezembro, no site oficial do certame.
Última edição
No último ciclo de Obmep, a rede estadual foi responsável por 54 medalhas conquistadas a nível nacional, com cinco medalhas de ouro, 12 de prata e 37 de bronze. Além disso, foram 434 menções honrosas conquistadas, que resultaram em certificados enviados aos alunos pela própria equipe organizadora da Obmep.
Em 2023, a participação das escolas da rede estadual de ensino foi acima de 95% na primeira fase da olimpíada. Os alunos medalhistas a nível nacional também têm o direito de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com bolsa de R$ 300 mensais, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Governo Federal.