Rephrase my Na terça-feira (29/10), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial em homenagem aos 68 anos do Comando Militar da Amazônia (CMA), proposta pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), no plenário Ruy Araújo.
Desde sua criação em 1956, o CMA tem desempenhado um papel vital na defesa da soberania nacional, na proteção dos recursos naturais e na promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica. Em sua fala, o deputado Comandante Dan destacou a importância do CMA.
“Hoje celebramos um marco histórico rendendo homenagem ao trabalho incansável e à bravura de todos que integram esta instituição”, disse.
O comandante militar da Amazônia, general de Exército Costa Neves, ressaltou a relevância da homenagem.
“Agradeço a esta Casa do Povo, na figura do deputado Dan, congratulando-me com todos os integrantes do CMA e com a população do Amazonas por estes 68 anos de existência”, ressaltou.
Comandante Dan enfatizou que o CMA tem exercido uma função crucial na defesa da integridade do Brasil, especialmente na Amazônia, além de promover ações cívico-sociais em comunidades indígenas e quilombolas. Ele mencionou o atual contexto de seca extrema na região e como as Forças Armadas têm realizado ações humanitárias para apoiar a população.
O deputado também destacou o papel do Exército nas recentes eleições, garantindo a segurança e a ordem durante o exercício da cidadania.
“As Forças Armadas foram fundamentais para que todos pudessem ir às urnas com segurança”, avaliou.
Durante a solenidade, foram entregues três placas comemorativas: uma ao CMA, entregue ao general Costa Neves; uma à 12ª Região Militar, entregue ao general de Divisão Flávio Alvarenga Filho; e uma ao 2º Grupamento de Engenharia Rodrigo Otávio, entregue ao general de Brigada Renato Farias Bazi. Os representantes da Marinha e da Aeronáutica também estiveram presentes.
O Comando Militar da Amazônia, estratégico na defesa das extensas fronteiras do Brasil, tem crescido em importância e responsabilidade ao longo de seus 68 anos, enfrentando desafios que vão da pacificação de áreas conflituosas à cooperação internacional, sempre com o compromisso de garantir a segurança e a estabilidade da região.