Há 25 minutos
Evento é promovido pela Adaf, no dia 6 de novembro, com intuito de abordar a doença pelos pontos de vista animal, humano e ambiental
FOTO: Divulgação/Adaf
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) informa que estão encerradas as inscrições para a mesa redonda “Raiva: Uma Questão de Saúde Única”, que acontecerá no dia 6 de novembro, das 8h às 12h, no auditório do Bosque da Ciência, dentro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Abertas ontem (29/10), as vagas se esgotaram em menos de 24 horas.
Foram disponibilizadas 120 vagas, considerando a capacidade máxima do espaço onde o evento será realizado. Coordenadora e uma das palestrantes do evento, a médica veterinária da Adaf Paula Araujo comemora a grande procura pelas inscrições, que eram gratuitas.
“Estamos muito felizes, pois isso reflete a importância deste tipo de evento. Estamos preparando tudo com muito carinho, já que, assim como outras doenças, a raiva envolve muitas questões, de ordem ecológica, social e econômica. Por isso reunimos palestrantes da área animal, humana e ambiental para apresentar suas formas de atuação, suas informações e interagir com o público. Esperamos que todos possam contribuir para ampliar o conhecimento sobre essa doença”, destaca a veterinária.
FOTOS: Divulgação/AdafA ideia do evento é debater a raiva de forma global, abordando os aspectos da doença pelos lados humano, animal e ambiental. Trata-se de uma zoonose (doença transmitida de animais para humanos) que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 60 mil mortes por ano no mundo todo.
Além de Paula Araujo, serão palestrantes da mesa redonda o assessor médico veterinário da Adaf Arthêmio Coelho dos Reis; o gerente de Zoonoses da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Deugles Pinheiro Cardoso; e a médica veterinária pesquisadora da Fiocruz Amazônia Alessandra Ferreira Dales Nava. A mediação do encontro ficará a cargo da médica veterinária fiscal agropecuária da Adaf Julciléia Arruda de Faria.