Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Conselho Nacional aprova Nota de Pesar em homenagem à promotora de Justiça Christiane Dolzany
AmazonasMeio Ambiente

Conselho Nacional aprova Nota de Pesar em homenagem à promotora de Justiça Christiane Dolzany

1 de novembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Sábado, 26 Outubro 2024 11:16

Entidade reconheceu o trabalho desenvolvido por ela ao longo de 14 anos no MPAM, tanto na capital quanto no interior

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da UNIÃO (CNPG) aprovou, por unanimidade, no início da noite desta sexta-feira (25), em reunião colegiada realizada na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), uma nota de pesar à promotora de justiça Christiane Dolzany Araújo, 45, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Ministério Público. A homenagem foi proposta pela procuradora-geral de justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, e imediatamente acolhida pelo colegiado.

Chris Dolzany, como era carinhosamente chamada pelos membros (procuradores e promotores), servidores e colaboradores,  faleceu nesta sexta-feira (25). Ela atuou no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) por 14 anos, com ações ministeriais nas Promotorias de São Gabriel da Cachoeira e de Itacoatiara; e, em Manaus, na 27ª Promotoria de justiça da Infância e Juventude (PJIJ) e à frente do Programa Recomeçar, projeto do MPAM reconhecido pelo Ministério Público brasileiro que combate a violência contra crianças e adolescentes. 

“Doutora Christiane Dolzany merece todos reconhecimentos possíveis pelo ser iluminado e cativante  que sempre foi com todos. Uma mulher batalhadora, que amava o que fazia e que se doava muito pelo Ministério Público em defesa da população e, sobretudo, pelas crianças e os adolescentes”, comentou a procuradora-geral do MPAM, Leda Mara Nascimento Albuquerque.

Durante todo o dia de ontem, apesar da dor da perda prematura de Christiane Dolzany, suas atitudes, seu profissionalismo e seu comportamento sempre amável com todos foram relembrados por procuradores, promotores, servidores, estagiários, colaboradores e autoridades que compareceram ao auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do MPAM, para se despedir da familiar, amiga, colega, chefe e notável nome da justiça amazonense. Mesmo consternados, todos se mostraram cientes do legado deixado por ela para o Amazonas e para o Brasil.

A subprocuradora-geral de Assuntos Jurídicos, Anabel Mendonça, ao falar aos presentes, relembrou do sorriso da promotora e de seu entusiasmo à frente do Programa Recomeçar, trabalho reconhecido pelo CNPG, durante aprovação de Nota de Pesar.

Em maio deste ano, a promotora Christiane Dolzany fez história ao reunir na sede do MPAM mais de 50 conselheiros tutelares para alinhar estratégias de combate à  violência infantojuvenil.

Mais homenagens

Diversos órgãos e instituições também prestaram homenagens à promotora, como o Juizado da Infância e Juventude Cível do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), o Sindicato dos Delegados do Amazonas (Sindepolam), a polícia Civil do Estado do Amazonas (PC- AM), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), entre outras. 

As homenagens chegaram também por meio das coroas de flores que coloriram o auditório do MPAM, na despedida da promotora, que aconteceu durante toda esta sexta-feira.

Trajetória

A carreira jurídica de Christiane Dolzany começou aos 16 anos, quando escolheu cursar direito na faculdade. Ainda na área, mais tarde, especializou-se em direito penal e processo penal.

Trabalhou como advogada, professora universitária na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em uma instituição particular. Antes de tomar posse no Ministério Público em maio de 2010, atuou como coordenadora-chefe da Comissão de Defesa do Consumidor na Assembléia Legislativa do Estado (Aleam) e como escrivã da polícia Civil.

Texto: Elvis Chaves e Lennon CostaFoto: Codcom/MPRJ

  

Tags:Estado do AmazonasitacoatiaraManauspoliciaPolícia Civilsao gabriel da cachoeiraviolencia
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador

Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

Por administrador
Amazonas

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Por administrador
Amazonas

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

Por administrador
Amazonas

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

Por administrador
Amazonas

Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista

Por administrador
Amazonas

Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho

Por administrador
Amazonas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, Manaus recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira

Por administrador
Amazonas

Atleta do Pelci representará o Amazonas nas Paralimpíadas Escolares 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?