Rephrase my Começou nesta segunda-feira (4/11) e segue até terça-feira (5/11) o prazo de recebimento das inscrições para 6ª edição do Prêmio Nestor Nascimento, que acontece no dia 14 de novembro. A premiação é realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
O prêmio, conferido anualmente a personalidades locais e regionais que atuam em ações voltadas à promoção da igualdade racial, passou a integrar o rol de eventos permanentes da Aleam, por meio da Resolução Legislativa nº 914/2022, iniciativa da então deputada Therezinha Ruiz.
Os interessados poderão se inscrever enviando currículo e breve histórico de sua trajetória relacionada à categoria que pretende concorrer no e-mail [email protected]. Instituições também podem indicar premiados.
“Estamos adotando a autoindicação e a indicação de órgãos de negritude nas inscrições, de modo que as próprias pessoas podem se inscrever e pode haver indicação de instituto, autarquia, secretaria, programa ou projeto para uma personalidade com atuação de destaque”, explicou a criadora da premiação, Jacy Braga, que também coordena o programa Educando pela Cultura da Aleam.
O histórico enviado deve permitir à Comissão Julgadora identificar, com clareza e segurança, a efetiva produção do candidato (a) e havendo dúvida quanto à produção intelectual do candidato, a Comissão Julgadora poderá exigir documentação complementar.
Seleção
A seleção será feita por uma comissão, coordenada pela direção da Escola do Legislativo, e nomeados por ato do Poder Legislativo, composta por pessoas com atuação e trabalhos voltados às Políticas Afirmativas de Igualdade Racial.
A comissão será composta pela presidente Jacy Braga dos Santos Feitoza, secretário Nilton Carlos da Silva Teixeira (representante da Conselho de Educação e da Seduc-AM) e Hilton Filgueiras Braga, servidor da Aleam.
Categorias
Será escolhido um agraciado para cada uma das categorias, que estão distribuídas:
I-preservação da fé nas religiões de Matriz Africana e combate à intolerância religiosa;
II- feminismo negro;
III- respeito, visibilidade, resgate histórico e luta contra o racismo;
IV-promoção de atividades afro-culturais e educativas;
V- fomento do protagonismo negro;
VI- produção acadêmica, produção literária e estudos sobre a presença negra no Amazonas e;
VII -promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Unico da Saúde (SUS).
Nestor Nascimento
Nestor José Soeiro do Nascimento foi um líder responsável por mobilizar a população negra do Amazonas a participar de movimentos sociais.
Advogado, jornalista, militante, e sócio-fundador da Escola de Samba Vitória-Régia, Nestor foi convidado, em 1997, pelo então presidente dos Estados Unidos da