A Suframa visitou, nesta segunda-feira (18), o Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). O encontro teve como principal objetivo estreitar a parceria entre as duas instituições para atender às novas exigências do Processo Produtivo Básico (PPB) dos compostos termoplásticos industrializados na Zona Franca de Manaus (ZFM). Ainda este ano, Suframa e Ifam devem formalizar um convênio prevendo ações para fortalecer a inovação tecnológica na região. Uma reunião nesse sentido está prevista para a próxima semana entre o superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, e o reitor da instituição, Jaime Cavalcante Alves.
Com a publicação da Portaria Interministerial MDIC/MCTI nº 58, de 14 de maio de 2024, tornou-se obrigatório para as empresas da ZFM apresentarem laudos técnicos que atestem a conformidade dos compostos de polietileno e polipropileno. Os testes exigidos incluem a verificação da composição química, do percentual de conteúdo não polimérico e do tamanho máximo de partículas, realizados por laboratórios credenciados ou acreditados por órgãos competentes.
A Suframa identificou no Ifam um parceiro estratégico para o fortalecimento do ecossistema de inovação da região, atendendo demandas como suprir a necessidade de um laboratório acreditado próximo ao PIM. “Nosso objetivo é assegurar que os compostos produzidos ou industrializados na ZFM passem por processos de transformação industrial que atendam aos requisitos estabelecidos, comprovando que nunca ocorreu a simples revenda de resinas virgens importadas”, explicou o superintendente Bosco Saraiva.
Embora a portaria tenha entrado em vigor em maio de 2024, a Suframa já solicitou laudos técnicos prévios às empresas do PIM para antecipar a apuração, que será obrigatória a partir de 2025.
Durante a visita, a comitiva da Suframa foi recebida pelo reitor Jaime Cavalcante Alves (por videoconferência), pelo reitor em exercício, Paulo Aride, pelo diretor do Polo de Inovação, José Josimar Soares, e pelo diretor-geral do campus Manaus, Nivaldo Rodrigues.
O reitor do Ifam, Jaime Cavalcante, destacou a importância da parceria com a Suframa, ressaltando o papel da Autarquia no fomento à inovação tecnológica por meio dos incentivos fiscais. “Hoje, dos 17 campi do Ifam, 16 já estão credenciados no CAPDA para desenvolver projetos de pesquisa. Isso tem levado inovação tecnológica ao interior do Amazonas, algo essencial para o desenvolvimento regional. Com o apoio da Suframa, podemos alavancar ainda mais essas iniciativas”, afirmou.
A diretoria do Ifam sinalizou interesse em equipar e providenciar a acreditação do laboratório, reforçando sua capacidade de atender tanto à Suframa quanto às empresas do PIM, facilitando a entrega de laudos obrigatórios. As análises contribuirão para verificar se os compostos contêm ao menos 0,5% de aditivos, comprovando o processo de transformação exigido pela nova portaria.
A comitiva da Suframa também foi composta pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; pelo coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Maurício Itikawa; e pela coordenadora-geral de Acompanhamento de Projetos Industriais, Yeda Sousa.