Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Projetos de escolas estaduais do Amazonas são destaques regionais na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente 2024
Amazonas

Projetos de escolas estaduais do Amazonas são destaques regionais na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente 2024

29 de novembro de 2024
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Há 5 minutos

Projetos de ciências desenvolvidos em escolas da capital e do interior do estado receberam medalhas durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarDois projetos de ciências de escolas Estaduais do Amazonas foram premiados com medalhas e troféus durante a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de saúde e Meio Ambiente 2024, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Castelo Mourisco, sede da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro.

A olimpíada tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos educativos voltados para os temas saúde e Meio Ambiente, capacitando professores e estimulando estudantes a seguirem carreiras científicas. Promovida pela FIOCRUZ bienalmente, o projeto educacional é voltado para estudantes e professores da educação básica, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA).

Representando o interior do estado, o projeto “Jaci – Indicador da saúde da Mulher”, da escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Nazaré, localizada no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), foi o grande vencedor da categoria “Projeto de ciências” do ensino médio da Região Norte.

O projeto é uma iniciativa de inovação e alinha a redução das desigualdades com saúde e bem-estar. O objetivo é tentar solucionar problemas relacionados à pobreza menstrual no ambiente escolar por meio de soluções acessíveis e educativas.

Orientadas pelo professor Galileu Pires, que leciona a disciplina de Biologia, e co-orientadas pelo professor de Química, Alessandro Couto, as alunas pesquisadoras realizaram palestras educativas na escola abordando a saúde menstrual, e desenvolveram um protótipo de dispenser automatizado, feito com MDF e Arduíno Uno, que disponibilizará absorventes gratuitos nos banheiros de escolas públicas.

“O projeto estimula outras alunas a empoderar e trabalhar em projetos científicos de relevância, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula, como em Biologia, Física, Química, Sociologia e até a Língua Portuguesa, por meio da escrita de artigos”, ressaltou o professor Galileu.

Além disso, a equipe também desenvolveu um absorvente com fitas leitoras de PH, que funciona como uma alternativa para a prevenção de infecções e doenças, e um site onde todas as informações e as pesquisas ficarão disponíveis para consultas. O absorvente produzido pelas pesquisadoras é o único absorvente do mundo que monitora a saúde da mulher.

“A parte teórica que aprendi em sala de aula pude colocar no desenvolvimento do projeto e, a partir disso, tive um desenvolvimento educacional muito significativo”, declarou a aluna Rillary Izabelli, que representou o grupo durante a cerimônia no Rio de Janeiro.

Agora, a expectativa é de vitória em outras competições, onde o projeto também é finalista, como a Solve For Tomorrow Brasil, realizada pela Samsung, e a Feira Stem Brasil 2024.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Horta medicinal na escola

Representando Manaus, o projeto “Farmácia da Amazônia na escola: empoderando mulheres e meninas através do cultivo da horta medicinal sustentável com plantas amazônicas e reaproveitamento dos descartes efluentes”, da escola Estadual (EE) Marechal Hermes, localizada no bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus, foi o vencedor da categoria “Projeto de ciências” do ensino fundamental da Região Norte.

Esse é o segundo ano seguido em que a escola é reconhecida pela Olimpíada Brasileira de saúde e Meio Ambiente, levando alunos e professores para serem premiados em outro estado. Ao voltar da viagem, os alunos trazem não apenas o reconhecimento, mas também uma nova visão do que querem para o próprio futuro.

“Nós acreditamos que a educação básica, junto com a iniciação científica, faz a diferença na questão do ensino, da aprendizagem, e, principalmente, na questão de perspectiva de futuro”, ressaltou a gestora da unidade escolar, Rosineide Melo.

Orientado pela professora Josivânia Sena, que leciona a disciplina de Química, o projeto uniu a comunidade escolar por meio da criação de uma horta com plantas medicinais, com o objetivo de resgatar o conhecimento empírico adquirido com os povos originários. As mudas de plantas presentes na horta foram trazidas por meio de doações da comunidade, e os alunos pesquisadores produziram um “Guia Botânico” com o nome e a descrição das plantas, além de receitas de alguns chás que as utilizam como ingredientes.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Representando a unidade escolar, a professora Josivânia Sena e a aluna pesquisadora Ana Beatriz dos Santos participaram da cerimônia de premiação no Rio de Janeiro.

Sobre a Olimpíada

Criada em 2001, a Olimpíada Brasileira de saúde e Meio Ambiente (Obsma) tem como objetivo principal aproximar professores e estudantes da ciência e tecnologia, e incentivá-los a refletirem criticamente sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces com a educação e a Cidadania.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?