A Prefeitura de Manaus atualiza o cenário das arboviroses na capital por meio do Informe Epidemiológico das Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta segunda-feira, 9/12. Conforme o levantamento, que abrange as semanas 48 e 49, referentes ao período de 24 de novembro a 07 de dezembro, cinco casos de dengue foram confirmados nas últimas semanas. Não houve registro de casos de zika, chikungunya, oropouche e mayaro neste período.
A titular da pasta Shádia Fraxe reafirma que o boletim é um instrumento importante para orientar as ações de combate e controle das arboviroses, mas acrescenta que o envolvimento da população é determinante para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores de arboviroses.
“Já estamos no período de chuvas e esta fase é muito delicada porque favorece a reprodução dos mosquitos que podem causar dengue, zika, chikungunya e outras doenças que comprometem muito a saúde. Por isso, é importante adotar medidas como o ‘Check List 10 minutos’, que envolve a vistoria e limpeza de quintais, calhas e outros objetos que sirvam de criadouros para impedir a ação dos vetores dessas doenças”, assinala a secretária de saúde.
Segundo o boletim, em 2024, o número de casos confirmados de dengue foi de 2.610 casos confirmados, enquanto os de zika vírus ficaram em 21. Já as ocorrências confirmadas de chikungunya totalizaram 15, enquanto os eventos ligados à oropouche e mayaro, confirmados por critério laboratorial, somam 871 e 7 casos, respectivamente.
Os dados que abastecem o informe epidemiológico das arboviroses são oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan On Line), que reúne as ocorrências de dengue e chikungunya, e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net), e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), ligado ao Ministério da Saúde.
A Semsa mantém o informe epidemiológico em seu site, por meio do link www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/boletim-arboviroses-2024/, que permite o acesso a todas as edições da publicação.
Dia D
Para intensificar o combate ao Aedes aegypti, a Semsa realiza nesta quinta-feira, 12/12, pela manhã, a programação do “Dia D contra as arboviroses”. Na oportunidade, serão divulgados os resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa), estratégia que permite saber quais os bairros da capital estão mais vulneráveis à ação do mosquito, possibilitando que as ações de combate ocorram de forma assertiva, nas áreas mais necessitadas.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa