Comemorado no dia 11 de dezembro, o Dia do Engenheiro é uma data especial para profissionais que atuam diariamente nos projetos e canteiros de obras da Prefeitura de Manaus, sobretudo no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), autarquia responsável por projetar e construir uma cidade com melhor qualidade de vida, com tecido urbanístico democrático e de tirar do papel, literalmente, novas áreas públicas de convivência.
A data foi escolhida em homenagem à regulamentação das profissões da Engenharia, ocorrida em 1933, por meio do Decreto 23.569. A Engenharia é uma área com um mercado amplo e específico, ao mesmo tempo, contando com mais de 20 habilitações e especializações, como a Engenharia Civil, a Engenharia de Produtos, a Engenharia de Computação, entre outras. Atualmente, em Manaus, atuam no mercado profissional da Engenharia mais de 10 mil homens e mulheres com formação.
“Hoje é um dia muito especial para mim e para muitos amigos engenheiros, de diversas áreas, como os civis, os eletricistas, os de materiais, os mais novos, da medicina, que trata dos equipamentos com foco na área da saúde. E eu, particularmente, comemoro mais de 40 anos na profissão que escolhi. Hoje é dia de lembrar dos engenheiros responsáveis por grandes, médios e pequenos projetos, que mudam a realidade que visualizamos”, comentou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
Para ele, a profissão é extremamente importante porque são os engenheiros os responsáveis pela construção de cidades melhores para se viver e se fazer negócios. “No Implurb temos uma gama de engenheiros, que junto a outros profissionais conseguem concretizar verdadeiros sonhos. Que possamos reverenciar estes profissionais que dedicam suas vidas a construir uma cidade melhor para se viver. Parabéns a todos os engenheiros de Manaus e do Brasil”, completou Valente.
A partir de projetos concebidos e executados pelo Implurb, por exemplo, que a capital amazonense mais do que dobrou o número de pontos turísticos e de áreas públicas de grande qualidade. Na gestão do prefeito David Almeida já foram inauguradas as primeiras intervenções com reuso de espaços antes abandonados, como a casa de praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra, e o mirante Lúcia Almeida, no Centro.
Também levam assinatura da autarquia as duas etapas entregues do parque Amazonino Mendes, entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, e as duas fases do parque Gigantes da Floresta, com 7 cenários e a maior praça molhada de Manaus. Outras entregas urbanísticas foram o casarão Thiago de Mello, o largo São Vicente e o píer Manaus 355.
Além desses projetos, está em execução, com previsão para inaugurar em outubro de 2025, o parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, na zona Leste.
Fiscalização
Junto às obras que têm projeto do instituto, são os engenheiros do Implurb que atuam na fiscalização das empreitadas. E a equipe também atende desde os trabalhos de construção de projetos urbanos de grande escala até elaboração de anexos técnicos e profissionais da engenharia para memorial e licitações, colocando a mão na massa, visitando canteiros e fazendo prospecção de áreas.
“O trabalho do engenheiro civil, por exemplo, garante a segurança, o direito à infraestrutura, da sustentabilidade e todo tipo de solução que só a profissão pode dispor, beneficiando toda a sociedade. A data lembra de um profissional e do reconhecimento da sua relevância para a atividade e para a humanidade”, disse o diretor-presidente.
— — —
Texto – Cláudia do Valle / Implurb
Fotos – Arquivo / Semcom e Maxwell Oliveira / Implurb