Há 2 horas
A ação recebe fomento da Fapeam, por meio do programa de popularização da ciência POP CT&I
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal da pesquisadora Marília Gabriela Gondim RezendePopularizar o conhecimento científico, potencializar a bioeconomia e fortalecer política pública para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) são os principais objetivos da “1ª Feira da Sociobiodiversidade na RDS do Rio Negro: promovendo conexões integradas na Amazônia profunda”. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A ação amparada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), edital nº 003/2024 da Fapeam, será realizada entre os dias 16 a 19 de dezembro, das 9h às 20h, no Centro Social da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.
Para a doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Marília Gabriela Gondim Rezende, coordenadora do evento, o apoio da Fapeam é importante para levar a CT&I para o interior do Amazonas.
“A Fapeam tornou possível o desenvolvimento de um mosaico de resultados que serão apresentados aos comunitários, ao setor público e ao setor privado do Amazonas”, explicou a coordenadora.
Público da Feira
A Feira da Sociobiodiversidade é destinada a agricultores, pescadores, extrativistas em geral e representantes do setor privado. A estimativa é a participação de 120 pessoas, principalmente, de mulheres e crianças.
O tema do primeiro dia de evento é “Conservação ambiental, bioeconomia e práticas locais”. No decorrer da feira haverá o lançamento das cartilhas de bioeconomia, oficinas, mesa redonda, minicursos, painel de negócios, concurso de desenhos e exposição de produtos da sociobiodiversidade.
Também serão divulgados materiais educativos e videodocumentário do projeto e desenvolvidas atividades socioeducativas. No último dia de evento terá a premiação dos destaques da feira com um jantar comunitário.
Apoio da Fapeam
O evento recebe apoio da Fapeam, por meio do POP CT&I. A iniciativa fomenta a realização de eventos de popularização da ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em CT&I, fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/