Há 9 minutos
Projetos contemplados por editais executados pelo Governo do Amazonas apresentam resultados práticos
Foto: Divulgação
Em fase de execução, diversos projetos da Lei Paulo Gustavo, contemplados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ocupam espaços culturais em vários locais da cidade. De sexta-feira a domingo (13 a 15/12), destacam-se o lançamento de um documentário no Salão Nobre do Palácio Rio Negro, exibição de filmes no Cine Carmen Miranda, além de rodas de capoeira e muito samba de roda, reforçando a participação da comunidade para fortalecer a continuidade e a transmissão das tradições culturais.
Livro e Documentário
Nesta sexta-feira (13/12), às 19h, acontece o lançamento do documentário “Coracy, Edu e Dudu – Uma História que Deu Samba”, no salão nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro. No mesmo evento acontece também o lançamento do livro de mesmo nome. O livro é um projeto aprovado dentro da Lei Paulo Gustavo, de Chamamento Público de Fomento às Artes e Cultura. Já o documentário de 25 minutos, é um projeto aprovado pelo Edital Nº 01/2023, da Lei Paulo Gustavo de chamamento público para Ações na Área do Audiovisual, ambos os editais foram executados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.
Foto: Divulgação
Cinema e pipoca
Nesta sexta-feira e no sábado (13 e 14/12), o Cine Carmen Miranda, localizado na Praça do Congresso, nº 10, no Centro, apresenta uma programação especial, a partir das 17h. Na sexta, chegou a hora do susto, com a exibição dos filmes: “A hora do espanto (1985)” e “A hora do pesadelo (1984)”. No sábado, a homenagem é um viva à Daniel Day Lewis com uma programação encantadora, incluindo: “Meu pé esquerdo”, seguida pelo filme “Minha adorável lavanderia”. As sessões têm entrada gratuita.
Rodas de Capoeira
Neste domingo (15/12), às 09h, o movimento Cultural Frente Unida da Capoeira Tradicional no Amazonas realiza a Vigésima Quarta edição do Projeto Contemplado pela Lei Paulo Gustavo: A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro como meio de preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira no Amazonas. O evento será na Calçada da igreja da Matriz, próximo ao Relógio Municipal.
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia sediará neste sábado e no domingo (14 e 15/12), às 14h, o 35º Batizado & Trocas de Cordas, pela Escola de Capoeira Luta de Libertação. O evento contará com os mestres: Ricardo Camisa Furada, Mestre Canário, e os contramestres: Eli, Prateado e Peteca. O projeto é uma contrapartida do projeto: A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro como Meio de Preservação, Resistência e Salvaguarda da Capoeira no Amazonas.
Neste domingo (15/12), às 13h, acontece o “1º Vem Capoeira Kids”, da Capoeira Alforria. A confraternização acontece no CT, estrada Manoel Urbano S/N – Cacau Pirêra, em Iranduba (distante 36 quilômetros de Manaus). O projeto é Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.
Música
Ainda no domingo (15/12), às 19h, o Projeto Cultural apresenta “A Original”, com a tecladista Talia Souza. A apresentação acessível contará com um intérprete de libras e será realizada na avenida Israel, 180, Comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.