Há 33 minutos
No Amazonas, projeto já qualificou mais de 460 alunos
Foto: Jimmy Christian/SEAS
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), recebeu, nesta sexta-feira (13/12), a esposa do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, a segunda-dama Lu Alckmin, para apresentar a cozinha polo do Projeto Padaria Artesanal, que fica no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no Mutirão, entre as zonas norte e leste de Manaus.
Idealizado por Lu Alckmin, o Projeto Padaria Artesanal completou um ano de atividades no Distrito Federal. No Amazonas, a iniciativa foi lançada em julho e já registra mais de 460 alunos capacitados. O objetivo do projeto é capacitar a comunidade e gerar emprego e renda para a população em situação de vulnerabilidade, além de estimular o empreendedorismo e a inclusão produtiva, por meio da produção de pães.
Foto: Jimmy Christian/SEAS
Lu Alckmin visitou a estrutura da cozinha polo da Padaria Artesanal, conheceu alguns dos alunos que participaram do curso e conferiu de perto a produção dos pães artesanais, além de ter provado um dos pães feitos pelos próprios alunos. Na ocasião, estavam presentes durante a visita a secretária titular da Seas, Kely Patrícia; a secretária adjunta da Seas, Selma Melo; a esposa do vice-governador Tadeu de Souza, Jade Amorim; e o gerente de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), José Nabir.
Durante a visita, Lu Alckmin afirmou que a Padaria Artesanal é uma ferramenta de inclusão produtiva no estado e destacou sucesso do projeto em pouco tempo de lançamento.
“Eu estou muito feliz de estar voltando aqui e já ter mais de 400 pessoas qualificadas, transformando vidas, por meio de um projeto tão simples. O que nós desenvolvemos na Padaria Artesanal, além de ensinar noções de ética, cidadania, saúde e higiene, ensinamos também a fazer os pães saborosos e nutritivos. Em cada lugar que tenho ido, ouço testemunho de transformações de vida e isso me deixa muito feliz”, destacou.
Foto: Jimmy Christian/SEAS
A secretária da Seas, Kely Patrícia, agradeceu a visita de Lu Alckmin e afirmou que a Padaria Artesanal é um projeto que tem como objetivo transformar a vida das pessoas que precisam de uma oportunidade.
“Foi um prazer mostrar o sucesso que o Projeto Padaria Artesanal faz aqui no Amazonas. A ideia é fazer as pessoas evoluírem, dar oportunidade. A pessoa que participa do curso pode fazer os pães na sua própria casa e hoje temos mais de 400 pessoas qualificadas. É um projeto maravilhoso que transforma a vidas e leva esperanças a muitas pessoas”, disse.
O objetivo do projeto é capacitar a comunidade e gerar emprego e renda para a população em situação de vulnerabilidade, além de estimular o empreendedorismo e a inclusão produtiva. Além de treinamento em técnica de panificação, os participantes também recebem orientações sobre temas importantes como higiene, cidadania e empreendedorismo.
Foto: Jimmy Christian/SEAS
Nara Breves, 52 anos, uma das alunas que participou do curso disse que o projeto é uma oportunidade para as pessoas que estão sem algum tipo de renda e estão em busca de iniciar um novo negócio, como ela mesma.
“Esse curso vai dar um bom resultado para todos nós que participamos, pois ele vai agregar muito ajudando a aumentar nossa renda, novos trabalhos, novos aprendizados. Nós aprendemos a fazer vários tipos de pães, esse curso é muito bom, recomendo a todos”, afirmou.
Ao final do curso, o objetivo é que os participantes sejam agentes multiplicadores, ou seja, que tenham a capacidade de transmitir o conhecimento adquirido no projeto para outras pessoas. As aulas teóricas e práticas ministradas por professores multiplicadores, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).