Há 9 minutos
O evento, realizado desde 2003, é uma das mais tradicionais ações de extensão universitária da Esat/UEA
FOTO: Daniel Brito /Ascom UEA
Com uma série de performances repletas de emoção, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) promoveu, na segunda-feira (16/12), o “Natal em todos os tempos”. Professores, alunos e funcionários da instituição encantaram o público com apresentações que uniram os cursos de Música, Dança, Teatro e Turismo em uma celebração artística alusiva ao nascimento de Jesus, na área externa da unidade, localizada na avenida Leonardo Malcher, no bairro Praça 14 de Janeiro.
O evento, realizado desde 2003, é uma das mais tradicionais ações de extensão universitária da Esat/UEA e tem como objetivo proporcionar uma experiência cultural e espiritual marcante durante o período natalino. Nesta edição, o público foi transportado por diferentes épocas e estilos artísticos, celebrando a essência do Natal com interpretações que resgataram a história do nascimento de Cristo e suas simbologias.
Para a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, o “Natal em todos os tempos” reafirma o compromisso da UEA com a promoção da arte, da cultura e da integração comunitária. “Esse evento, que une professores, alunos e funcionários em um esforço coletivo, vai além de uma celebração natalina: é uma oportunidade de levar emoção, reflexão e o verdadeiro espírito do Natal para a sociedade. É uma honra para nós, enquanto instituição, sermos palco de iniciativas como essa, que mostram o poder transformador da educação e da criatividade”, destacou a vice-reitora.
FOTOS: Daniel Brito /Ascom UEAAs professoras Hirlândia Milton e Yara Costa, coordenadoras do evento, ressaltaram a importância da integração entre a universidade e a sociedade, dando oportunidade para que comunidade externa possa conhecer mais sobre os projetos da Esat e vivenciar a história do Natal por meio de apresentações cênicas, musicais e de dança.
“Este evento não é apenas uma ação artística, mas um momento de união, fraternidade e reflexão sobre o verdadeiro espírito do Natal. Ele mobiliza toda a escola e a comunidade, fortalecendo os laços entre todos e destacando a importância da arte na construção de uma sociedade mais solidária e acolhedora”, afirmou a professora.
Talentos enriquecidos
Flávia Cristina, 13 anos, violonista integrante do Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas (Probijam), falou sobre sua participação no evento. Para ela, a experiência é enriquecedora e gratificante. “Participar deste evento é uma oportunidade maravilhosa! Desde pequena estou na UEA e sempre faço questão de estar presente no ‘Natal em todos os tempos. A experiência é muito importante para o meu crescimento musical e pessoal. Recomendo para quem deseja participar, porque é uma ótima forma de aprender e ocupar a mente das crianças de maneira positiva”, destacou a jovem musicista.
A iniciativa, idealizada pelas professoras Hirlândia Milon, do curso de Música, e Yara Costa, do curso de Dança, contou com o apoio dos docentes Cláudia Menezes (Turismo), Gislaine Pozzetti (Produção Audiovisual), Adroaldo Cauduro (Música); além de Yan Cerqueira, Deryck Bulcão e Tainá Nascimento. O trabalho colaborativo também envolveu alunos dos cursos, consolidando a integração entre as áreas de artes e turismo como um dos diferenciais do evento.
Programação
A edição deste ano do “Natal em todos os tempos” contou com apresentações de importantes projetos de extensão da Esat/UEA, evidenciando a riqueza e diversidade artística da instituição. Entre as projetos participantes, estiveram o Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas (Probijam), o Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Musical (Lapem) e o Coral Tubones, sob a coordenação do Prof. Dr. Fabio Carmo, do curso de Música.
FOTOS: Daniel Brito /Ascom UEAO evento também trouxe as apresentações emocionantes do Madrigal UEA, dirigido pelo professor Adroaldo Cauduro; projeto de Dança Entrecorpus, coordenado pelo professor André Duarte; grupo Camerata de Choro da UEA, coordenado pelo professor Arcângelo Brasil; Programa Musicando e Laboratório de Ensino e Aprendizagem Musical (LEAM), coordenados pelo professor Assen Anguelov e professora Miroslava Krastanova.
As apresentações uniram talento e dedicação, encantando o público com uma programação que celebrou o espírito natalino por meio da arte.