Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa contribui para o aumento de nascimentos de bezerros com protocolo IATF, em Parintins
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa contribui para o aumento de nascimentos de bezerros com protocolo IATF, em Parintins

17 de dezembro de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 24 minutos

A pesquisa recebeu fomento da Fapeam por meio do Programa de Apoio à Pesquisa Universal Amazonas

FOTO: Arquivo/Pesquisador Marcos Vinicius de Castro Ferraz Junior

A introdução de material genético superior através da inseminação artificial é comprovadamente a maneira mais eficaz e barata de fazer o melhoramento genético nos rebanhos bovinos, é o que aponta pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os impactos econômico-social da pesquisa foi a melhora nos índices produtivos dos rebanhos dos pequenos produtores que participaram do projeto, o que permitiu um aumento na renda para o pecuário. Exemplo desse crescimento é o de uma única propriedade quue tinha 45 vacas e produzia cerca de 20 bezerros por ano. Após a implementação do projeto, em um ano, o número de nascimento de bezerros saltou para 45, com a mesma quantidade de vacas.

Amparada via Programa de Apoio à Pesquisa–Universal Amazonas da Fapeam (Universa Amazonas), Edital n° 006/2019, a pesquisa intitulada “Efeito do tempo de pró-estro em um protocolo curto de Inseminação Artificial em Tempo FixoI (IATF)”, coordenada pelo doutor em Nutrição e Produção Animal, Marcos Vinicius de Castro Ferraz Junior, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foi realizada em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus).

Reprodução das vacas

As vacas da raça Nelore foram submetidas a um protocolo curto de IATF, inseminadas com 55 ou 65 horas fase inicial do ciclo estral do animal (pró-estro), onde as fêmeas estão se preparando para a ovulação. Seiscentas vacas foram protocoladas com a inserção de um dispositivo com 2 gramas de progesterona (P4) e 2 miligramas de benzoato de estradiol, permanecendo o dispositivo no animal reprodutor por sete dias.

Durante o estudo ficou comprovado que a prenhez por Inseminação Artificial (P/IA) não foi afetada pelos dias pós-parto, peso corporal e tempo entre a remoção e a realização da inseminação artificial. O projeto ajudou a divulgar a IATF em Parintins, uma vez que vários pecuaristas puderam ver na prática o resultado do melhoramento genético no rebanho.

Outro ponto da pesquisa, foi a avaliação da qualidade do sêmen bovino refrigerado, após o descongelamento com a reutilização de implantes de P4, por 7 dias, e como reutilização em até cinco usos em fêmeas bubalinas submetidas a protocolos de IATF em condições amazônicas.

Melhoria na condição de vida

Os resultados da pesquisa além de melhorar a criação de rebanho também mudaram a vida dos pequenos produtores. Uma novilha (vaca que ainda não ficou prenha) recebeu oferta de R$ 9 mil por uma das novilhas nascidas devido ao projeto. Uma novilha nas mesmas condições nascida de touro vale cerca de R$ 1.500,00 em Parintins.

Para Marcos Vinicius de Castro o resultado exitoso foi um conjunto de técnicas realizadas durante a pesquisa, e o apoio da Fapeam com equipamentos como ultrassom portátil e material de inseminação artificial.

FOTO: Arquivo/Pesquisador Marcos Vinicius de Castro Ferraz Junior

“Não foi só devido à IATF realizado, mas ao pacote tecnológico e produtivo que caminha junto com a técnica, o qual passa pela melhor nutrição do rebanho, controle da sanidade, melhor criação dos bezerros, entre outros. A Fapeam foi primordial para a pesquisa. Sem o apoio, o projeto não seria viável”, finalizou.

Marcos destacou ainda que um dos produtores que integrou o grupo da pesquisa tinha uma casa pequena, sem acesso a água e energia elétrica. Com o aumento da renda, o pecuarista conseguiu recursos para conectar sua residência à REDE elétrica, REDE de água de uma comunidade próxima, e até conexão de internet.

Universal Amazonas

O projeto foi desenvolvido com apoio do Programa de Apoio à Pesquisa–Universal Amazonas da Fapeam, edital Nº 006/2019, que apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Governo do Amazonas fortalece Sistema Socioeducativo com foco em atendimento, acolhimento e reintegração

Por administrador
Amazonas

Com produção em alta no Amazonas, açaí é reconhecido oficialmente como fruta autenticamente brasileira

Por administrador
Amazonas

Ipaam autoriza implantação da primeira Usina Municipal de Carbonização de Resíduos Sólidos do Amazonas, em Nhamundá

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 163 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por administrador
Amazonas

PC-AM solicita divulgação das imagens de três homens que desapareceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

Adaf alerta pecuaristas para a importância da vacinação contra a brucelose

Por administrador
Amazonas

IML procura familiares de dois idosos que faleceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

No fim do ano 92% dos lojistas não registraram assaltos nem furtos, aponta pesquisa da Fecomércio

Por administrador
Amazonas

Sect projeta recorde de entregas de títulos definitivos em 2026

Por administrador
Amazonas

Pré-Fórum Cultura Viva Amazonas inicia programação da Teia Estadual no Palacete Provincial

Por administrador
Amazonas

ADS realiza dez edições das Feiras de Produtos Regionais nesta semana

Por administrador
Amazonas

Professor e alunos do EJA criam jogo para trabalhar conceitos termoquímicos em Barreirinha, com apoio do Governo do Amazonas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?