Chegando à marca de quase 60 mil atendimentos realizados no ano de 2024, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), chegou ao recorde de mais de 210 serviços feitos a requerentes no sistema de licenciamento urbano da capital, em toda a gestão do prefeito David Almeida. De janeiro de 2021 a dezembro de 2024, foram realizados 210.057 atendimentos junto à Gerência de Atendimento (Geat).
No ano de 2024, o Implurb registrou alta de 9,39% no volume, tendo realizado 59.720 serviços, contra 54.596 de 2023. No mês de dezembro, o incremento foi de quase 31%: 4.556 contra 3.479 do ano anterior.
Neste ano, a média é de 4.976,6 atendimentos por mês. Em dezembro, o Implurb recebeu 2.387 e-mails, 912 ligações e fez a formalização de 510 processos, além de ter 830 atendimentos presenciais.
“Neste início de ano, temos os indicadores e celebramos ter alcançado mais de 59 mil atendimentos em 2024. Atendimentos que começam na recepção, onde se formalizam os processos, licenciamentos, certidões de informação técnica. E notamos que houve um crescimento de 9,29% no ano. Ao longo da gestão do prefeito David Almeida foram mais de 210 mil atendimentos. Este é o resultado de um trabalho desenvolvido com esforço, competência e que estamos aqui para dividir com a sociedade. É um trabalho importante e que visa organizar melhor a cidade, estamos mostrando o serviço prestado à sociedade. Temos metas mais ousadas e vamos continuar crescendo e trabalhando, além de avançar para aprimorar ainda mais nossos indicadores”, comentou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.
Serviços
Todos os serviços e processos passam pela Geat, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.
Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb devem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Requerente
Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia. O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
Na página do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
A Gerência de Atendimento do Implurb tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 11h30. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que estes canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.— — –Texto – Claudia do Valle / ImplurbFotos – Arquivo/Semcom