Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Inventário florestal revela diversidade de espécies arbóreas na área do Prosai Parintins
Amazonas

Inventário florestal revela diversidade de espécies arbóreas na área do Prosai Parintins

24 de janeiro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 52 minutos

A pesquisa identificou 186 árvores, incluindo 53 exemplares de andirobeiras (Carapa guianensis), espécie de destaque na região

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Inventário florestal realizado na área onde ocorrerão as obras do Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a369 quilômetros de Manaus), revelou uma rica diversidade de espécies arbóreas. O trabalho faz parte do programa, que é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

De acordo com o subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, o levantamento florestal foi realizado no período de 11 a 15 de janeiro de 2025. “As atividades objetivam o levantamento das características da flora local, para conhecimento de sua tipologia e comportamento, visando ao processo de licenciamento ambiental específico para as atividades de supressão vegetal, bem como a obtenção de autorização para captura e transporte de animais silvestres, uma vez que as obras já se encontram licenciadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)”, detalhou.

A pesquisa identificou um total de 186 árvores, incluindo 53 exemplares de andirobeiras (Carapa guianensis), espécie de destaque na região. O levantamento também incluiu uma variedade de outras espécies como acácia, abacate, açaí, Apuí, bacaba, brasileirinha, cajá-manga, caju, chuva de ouro, coco, cupuaçu, fícus, goiaba, embaúba, ingá, ingá-miri, ipê rosa, jambo vermelho, manga, murici, oiti, palmeira elegante, peito de pombo, pitomba e tipuana.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

As andirobeiras, que somam mais de um quarto do total das árvores catalogadas, estão localizadas no Centro de Distribuição de Água (CRD2). Estas contornam todo o limite do terreno e contribuem significativamente para o embelezamento e sustentabilidade da área.

As andirobeiras são protegidas por lei, reforçando a importância de sua preservação. “A presença dessas árvores reforça a necessidade de atenção às normas de conservação durante a execução de projetos, garantindo a preservação dessas espécies e o cumprimento das legislações ambientais vigentes”, enfatiza.

Otacílio Cardoso afirma que o estudo é importante para compreender melhor a composição da vegetação local, promovendo a preservação das espécies nativas e a implementação de políticas de manejo ambiental que beneficiem a comunidade e o ecossistema. “Além das andirobas, o inventário reflete os interesses da população em plantas frutíferas, destacando a preferência por espécies que oferecem frutos, embora essas não sejam destinadas à comercialização”, avalia.

A riqueza das espécies encontradas reflete a biodiversidade da região e a importância de programas como o Prosai Parintins na conservação do meio ambiente, diz ele. O subcoordenador ressalta que, no próximo trabalho, o inventário será com as obras de urbanismo que contemplam a construção de habitacionais, vias, parques, praças, feiras, canais de macrodrenagem e recuperação de corpos d´água.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

O Prosai Parintins prevê ações de reflorestamento em uma área de 63.180,04 m², com um número previsto inicialmente de cerca de 15.795 mudas, dentre elas, mungubeiras, seringueiras, buritis, sumaúmas, jaris, lombrigueiras, açaizeiros e ipês. O programa estadual pretende reflorestar as quadras onde ficarão os conjuntos habitacionais, canais de macrodrenagem, bem como a implantação de cortina verde na área de borda da Lagoa da Francesa.

“Nos projetos desenvolvidos pela UGPE, adota-se todas as tentativas de salvamento das espécies, a salvaguarda das unidades arbóreas. Caso contrário, adota-se ações de reposição das espécies. Um exemplo são as ações de reflorestamento nos projetos”, completou Otacílio Cardoso Júnior.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

Por administrador
Amazonas

Intercâmbio cultural leva concerto internacional ao Teatro Amazonas em homenagem à padroeira da Irlanda

Por administrador
Amazonas

Prosai: Governo do Amazonas prepara início das obras de construção de moradias e do mercado municipal, em Parintins

Por administrador
Amazonas

PC-AM solicita divulgação da imagem de idoso que desapareceu no bairro Colônia Antônio Aleixo

Por administrador
Amazonas

Fapeam anuncia resultado final do Programa de Incentivo à Extensão Universitária e à Pós-Graduação em CT&I

Por administrador
Amazonas

Lafron conquista Selo Prata em avaliação nacional de qualidade laboratorial

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança intensificam ações para localizar suspeito de matar o próprio filho na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intensifica policiamento montado no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas intensifica preparação para a Cheia 2026 com estratégia integrada entre Estado e municípios

Por administrador
Amazonas

Credenciamento de imprensa para a 1ª Teia Amazonas está aberto até 26 de janeiro

Por administrador
Amazonas

Detran Amazonas alerta sobre novo golpe relacionado a CNH Social

Por administrador
Amazonas

Balanço 2025: Feiras de Produtos Regionais da ADS movimentaram mais de R$ 20 milhões em Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?