Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas reajusta valores das bolsas pagas pela Fapeam
Amazonas

Governo do Amazonas reajusta valores das bolsas pagas pela Fapeam

28 de janeiro de 2025
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Há 47 minutos

NOVO reajuste varia de 4% a 50% e vai beneficiar 98% dos bolsistas da Fapeam, com medida válida a partir de março

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

O governador Wilson Lima anunciou que, a partir de março de 2025, as bolsas pagas a pesquisadores, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), serão reajustadas em percentuais que variam de 4% a 50%. O aumento no valor das bolsas, anunciado na sexta-feira (24/12), vai beneficiar estudantes da educação básica, graduação, mestrado e doutorado, além de cientistas que desenvolvem projetos de pesquisa e de inovação tecnológica no estado.

O aumento no valor das bolsas foi aprovado pelo Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por unanimidade. Esse reajuste vai beneficiará 98% dos bolsistas da Fapeam. A decisão foi tomada durante reunião, no dia 24 de janeiro, na sede da Fapeam, localizada no bairro Flores, na zona Centro-Sul de Manaus. Além do reajuste, o Conselho também aprovou a implementação de uma política de atualização bienal dos valores das bolsas, que será realizada de acordo com a disponibilidade orçamentária da Fundação.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Superior da Fapeam e titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, com participação dos membros do Conselho Superior: Hedinaldo Narciso Lima, Vânia Maria Thaumaturgo Siqueira Capela, Gisélle Vilela Lins Maranhão, Léo Fernando Castelhano Bruno, Sérgio Duvoisin Júnior, Marcus Vinicius de Farias Guerra, Fabiane Maia Garcia, Everton Rabelo Cordeiro e Beatriz Ronchi Telles. Além da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, da diretora técnico-científica, Márcia Irene Mavignier, e da diretora administrativa-financeiro, Karen Vilany dos Santos Gonçalves.

Durante a reunião, os membros do Conselho destacaram a importância das bolsas de pesquisa para o desenvolvimento científico e tecnológico, além da formação de profissionais qualificados no Estado.

Um parecer técnico com mais de 400 páginas, que detalha todos os reajustes e valores pagos aos bolsistas, ao longo dos 22 anos de existência da Fapeam, fundamentou para a análise dos membros do conselho. Outro tema debatido pelo conselho durante a reunião foi a necessidade de criar políticas e editais específicos para atrair mais doutores para o estado.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que a Fundação elaborou uma proposta de política institucional e bienal para valorização das modalidades de bolsas concedidas pela Fapeam, além de sugerir a criação de novas modalidades de bolsa voltadas para a área de extensão.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

“Temos trabalhado com muito planejamento, seguindo alguns marcos regulatórios, alinhados ao Plano Plurianual do Governo do Amazonas, aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS), diagnósticos e interlocução com os pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa”, disse Márcia Perales, acrescentando que também são levadas em consideração as necessidades do estado e suas peculiaridades.

O presidente do Conselho e secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou que esta é uma medida que promete trazer mais previsibilidade, motivar os pesquisadores, tornar a carreira científica mais atrativa para jovens talentos e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico.

“Muito importante a decisão do Conselho Superior da Fapeam, que estabeleceu um critério para o reajuste das bolsas. Antes, não havia critério; agora, há, e esse reajuste, decidido coletivamente, será realizado de dois em dois anos. Foi elaborada uma nova tabela: uns valores aumentaram mais, outros meno. Isso é importante porque dá um incentivo a mais a esses bolsistas, que são o nosso futuro”, declarou.

A importância do reajuste das bolsas para difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) ajuda na qualificação dos bolsistas, principalmente para os novos mestres e doutores, que são mais de 2,3 mil mestres e doutores, entre 2019 e 2024.

“Muitas dessas pessoas altamente qualificadas s mestres estão na educação básica, no comércio, na indústria e são empreendedores. Os profissionais querem se qualificar para fazer a diferença onde trabalham”, ressaltou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

Para o pesquisador Luis André Morais Mariúba, da FIOCRUZ, o anúncio do aumento das bolsas e da nova política de reajuste deixou todos, professores e alunos, entusiasmados com a valorização dos seus trabalhos.

“Estamos muito satisfeitos com o anúncio do aumento das bolsas. Os alunos do meu grupo ficaram super felizes com a notícia. A gente também ficou bem feliz. Eu vejo que é uma valorização bem grande aqui no Estado. Aumentar o valor das bolsas mostra que realmente há esse interesse do Estado”, disse.

Para a professora do Programa Ciência na escola, Geysa Maquiné Batalha, o reajuste é mais um incentivo para que os pesquisadores possam seguir com as suas pesquisas, além de ser um meio que ajuda muitos estudantes.

“Os estudantes às vezes passam por situações que não são tão boas nas suas vidas e esse dinheiro ajuda eles a pesquisarem, a estudarem e terem um ganho”, explicou.

Sobre o Conselho Superior

Entre as atividades do Conselho Superior da Fapeam estão a de aprovar o Regimento Interno e respectivas alterações; definir a política geral da Fapeam, tendo em vista seus objetivos; deliberar sobre o plano de ação e o orçamento anual da Fundação, assim como sobre as eventuais modificações destes, entre outras.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

Por administrador
Amazonas

Intercâmbio cultural leva concerto internacional ao Teatro Amazonas em homenagem à padroeira da Irlanda

Por administrador
Amazonas

Prosai: Governo do Amazonas prepara início das obras de construção de moradias e do mercado municipal, em Parintins

Por administrador
Amazonas

PC-AM solicita divulgação da imagem de idoso que desapareceu no bairro Colônia Antônio Aleixo

Por administrador
Amazonas

Fapeam anuncia resultado final do Programa de Incentivo à Extensão Universitária e à Pós-Graduação em CT&I

Por administrador
Amazonas

Lafron conquista Selo Prata em avaliação nacional de qualidade laboratorial

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança intensificam ações para localizar suspeito de matar o próprio filho na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intensifica policiamento montado no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas intensifica preparação para a Cheia 2026 com estratégia integrada entre Estado e municípios

Por administrador
Amazonas

Credenciamento de imprensa para a 1ª Teia Amazonas está aberto até 26 de janeiro

Por administrador
Amazonas

Detran Amazonas alerta sobre novo golpe relacionado a CNH Social

Por administrador
Amazonas

Balanço 2025: Feiras de Produtos Regionais da ADS movimentaram mais de R$ 20 milhões em Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?