Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Parceria entre órgãos estaduais expande programa de ressocialização ‘Trabalhando a Liberdade’
Amazonas

Parceria entre órgãos estaduais expande programa de ressocialização ‘Trabalhando a Liberdade’

29 de janeiro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 3 minutos

Pessoas em remissão da pena vão atuar em obras de manutenção das unidades de saúde do Estado

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas vai utilizar mão de obra do programa ‘Trabalhando a Liberdade’ na manutenção de unidades de saúde da REDE pública. A iniciativa, firmada por meio de acordo, amplia o alcance do programa, abrindo NOVO leque de oportunidades para as pessoas que estão em processo de remissão da pena de pessoas privadas de liberdade do regime fechado e semiaberto.

O acordo de cooperação técnica que viabiliza a parceria foi firmado nesta quarta-feira (29/01), entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), coordenadora do programa, a Secretaria de Estado de saúde (SES), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e a polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Criado pela SEAP em 2019, o programa ‘Trabalhando a Liberdade’ já utiliza mão de obra em diversas frentes de trabalho, dentro e fora das unidades prisionais estaduais, possibilitando a remissão da pena, na proporção de um dia a menos a cada três dias de trabalho. A participação no programa é condicionada à análise do perfil psicológico, comportamental e social do reeducando.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Um dos objetivos do programa, conforme o secretário de estado de Administração Penitenciária, coronel Paulo César Gomes, é evitar a reincidência na criminalidade e proporcionar a reinserção na sociedade, de pessoas privadas de liberdade. Além disso, prossegue ele, a iniciativa gera economia de R$ 45 milhões por ano ao Estado.

“O programa faz com que as pessoas privadas de liberdade tenham a sua dignidade respeitada, proporcionando, durante o período em que estão presos, que sejam capacitadas, treinadas e profissionalizadas de uma maneira tal, que retornem à sociedade com oportunidade de trabalho e educação, para que não voltem a cometer crimes novamente”, frisou o secretário.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou a integração entre as secretarias em um projeto de extrema importância e relevância social, e que também vai contemplar o setor da saúde, que poderá contar com mão de obra para manutenção das unidades. “Quero parabenizar o governador Wilson Lima pela iniciativa, por promover essa integração, reunindo forças para que possamos transformar a vida das pessoas, trabalhando em conjunto, cada um com a sua potência”, afirmou.

Atualmente, conforme a SEAP, 1,3 mil reeducandos estão inseridos no programa ‘Trabalhando a Liberdade’, nas unidades prisionais, bem como em instituições públicas e empresas privadas, em serviços de conservação e reforma de praças, de espaços esportivos e prédios públicos. O programa já firmou parceria com a Prefeitura de Manaus e órgãos como a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa (SEC) e a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, disse que a ampliação do programa para a área da saúde atende a determinação do governador Wilson Lima de potencializar tanto a revitalização das unidades, quanto o programa ‘Trabalhando a Liberdade’. “Nós vamos, a partir de agora, trabalhar um plano de ação para identificar as unidades de saúde com o perfil e priorizar para que, de forma rápida, a gente consiga iniciar esse trabalho”, observou o secretário. A UGPE, coordenada por Campêlo, é o órgão responsável pelo plano de manutenção das unidades de saúde.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, frisou que a corporação vai contribuir com a segurança dos locais onde será efetivado o programa. “A polícia Militar está aqui para, não só participar, mas se colocar à disposição para todo e qualquer projeto que vise tanto a nossa integração, como prestar esse serviço excelente que a SEAP vem fazendo de forma a contribuir para a sociedade, transformando essas pessoas que vêm do sistema, trazendo de volta para a vida social”, disse.

Onde o programa atua

Além da capital, o programa é realizado em municípios como Tabatinga, Coari, Parintins, Tefé e Itacoatiara, onde há unidades prisionais. Nessas cidades, a SEAP tem parceria com as secretarias municipais de saúde e educação, além dos batalhões da polícia Militar para a realização de serviços pelos reeducandos.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

Por administrador
Amazonas

Intercâmbio cultural leva concerto internacional ao Teatro Amazonas em homenagem à padroeira da Irlanda

Por administrador
Amazonas

Prosai: Governo do Amazonas prepara início das obras de construção de moradias e do mercado municipal, em Parintins

Por administrador
Amazonas

PC-AM solicita divulgação da imagem de idoso que desapareceu no bairro Colônia Antônio Aleixo

Por administrador
Amazonas

Fapeam anuncia resultado final do Programa de Incentivo à Extensão Universitária e à Pós-Graduação em CT&I

Por administrador
Amazonas

Lafron conquista Selo Prata em avaliação nacional de qualidade laboratorial

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança intensificam ações para localizar suspeito de matar o próprio filho na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intensifica policiamento montado no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas intensifica preparação para a Cheia 2026 com estratégia integrada entre Estado e municípios

Por administrador
Amazonas

Credenciamento de imprensa para a 1ª Teia Amazonas está aberto até 26 de janeiro

Por administrador
Amazonas

Detran Amazonas alerta sobre novo golpe relacionado a CNH Social

Por administrador
Amazonas

Balanço 2025: Feiras de Produtos Regionais da ADS movimentaram mais de R$ 20 milhões em Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?