Há 35 minutos
Ação realizada pelo Governo do Amazonas, em parceria com Associação, ofereceu consultas médicas, exames, cirurgias e medicamentos
Foto: Diego Peres/Secom
Após seis dias na comunidade indígena Bom Jesus do Puduari, a 63 quilômetros da zona urbana de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), o Barco Hospital São João XXIII concluiu, quarta-feira (05/02), sua terceira expedição, com 2,3 mil atendimentos em saúde, no local. Foram 1.128 consultas médicas e odontológicas realizadas, 1.096 exames, entre laboratoriais, ultrassons, raios-x, mamografias e eletrocardiogramas, e 97 procedimentos cirúrgicos gerais e oftalmológicos.
A expedição é realizada em parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. O último dia de atendimento na comunidade, foi marcado pela presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A ministra acompanhou os trabalhos junto com o governador Wilson Lima e a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. A ministra parabenizou o governador pela iniciativa.
Foto: Diego Peres/Secom
Além da comunidade Bom Jesus do Puduari, moradores de comunidades próximas também foram beneficiados com a ação. “Com a estrutura completa que temos aqui no São João XXIII, estamos levando a resolutividade para mais perto de onde o cidadão mora. E cada ação realizada reforça a importância dessa estratégia para os ribeirinhos”, destacou a secretária Nayara Maksoud.
No barco hospital, a população acessa serviços em nove especialidades médicas, como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Radiologia, Ginecologia, Dermatologia e Odontologia, além de exames laboratoriais e de imagem (ultrassom, raio-x, eletrocardiograma e mamografia), dispensação de medicamentos e vacinação.
Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom
A próxima expedição, afirma a titular da SES-AM, será realizada entre os dias 20 a 27 de fevereiro, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital).
A unidade fluvial foi construída pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. Em dezembro do ano passado, o Governo do Amazonas assinou convênio com a entidade para a realização das expedições de saúde nas comunidades rurais do Estado.