Há 2 minutos
Nos últimos anos, a Secretaria de Educação vem registrando avanços históricos, que perpassam da infraestrutura ao campo pedagógico
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarOs investimentos realizados pelo Governo do Amazonas permitiram, ao longo dos últimos seis anos, avanços históricos na educação pública como a revitalização de 465 escolas, maior alcance da educação bilíngue, entrega da primeira Escola da Floresta do Brasil, reestruturação do projeto Merenda em Casa, além da expansão do ensino presencial por Mediação Tecnológica. Os avanços foram ressaltados pelo governador Wilson Lima durante a cerimônia de abertura do Ano Letivo 2025, na sexta-feira (07/02).
Para este ano letivo, em toda a rede estadual, 377 mil alunos estão matriculados em mais de 600 escolas. No interior, o ano letivo teve início em 371 escolas, tanto para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJĄ), na terça-feira (04/02). Na capital, o período começou na sexta-feira (07/02), em 233 escolas, movimentando mais de 187 mil estudantes da rede pública de ensino.
Pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), implantado pelo Governo do Amazonas, o calendário de aulas inicia no dia 20 de fevereiro. O Cemeam alcança 1,8 mil salas de aula em mais de 600 comunidades em todo o Amazonas. As aulas são produzidas por professores especialistas e transformadas em peças televisivas em uma central de produção educativa para TV. O conteúdo é transmitido ao vivo para todas as salas de aula da rede pública estadual. Alguns dos programas mais conhecidos são o “Aula em Casa” e o “Contraturno Digital”.
Investindo no futuro dos amazonenses
De acordo com o governador Wilson Lima, ao longo dos anos foi possível alcançar resultados expressivos como 7,6 mil estudantes inseridos no ensino bilíngue, 80 mil estudantes com acesso a Laboratórios de Robótica, e mais de cinco mil profissionais convocados por meio de Processo Seletivo Simplificado. Todos esses resultados integram programas e projetos idealizados para uma educação que transforma realidades.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar“Eu vim aqui para reforçar o compromisso que a gente tem com a educação, compromisso que a gente tem com cada um de vocês (alunos), com os pais, que confiam em entregar cada aluno na nossa escola”, afirmou o governador Wilson Lima.
Fundeb
Somando os pagamentos realizados, de 2019 a 2024, foram redistribuídos mais de R$1 bilhão para aplicação exclusiva na manutenção e no desenvolvimento da educação básica pública, bem como na valorização dos mais de 32 mil profissionais da educação.
“Queremos agradecer, dizer da nossa imensa satisfação de poder estar participando de uma gestão onde, de fato, a ‘gestão’ acontece na escola, juntamente com os servidores, os estudantes e os professores”, declarou a Secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça.
Infraestrutura educacional
O Governo do Amazonas também investiu na criação de Laboratórios de Robóticas, que receberam o nome de “Espaço Maker”. Neles, projetos como o “Robótica Sustentável”, da Escola Estadual (EE) Senador Petrônio Portella, localizada na zona centro-oeste de Manaus, foram desenvolvidos e/ou aprimorados. Ao todo, foram inaugurados 85 ambientes multi-instrucionais, com cerca de 80 mil estudantes beneficiados. A sala conta com acessórios de robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.
Além disso, houve investimento na revitalização de 465 escolas estaduais, reforma em sete e construção de uma Escola da Floresta. As revitalizações e reformas aprimoram os ambientes educacionais, proporcionando maior conforto e ferramentas para as horas de aprendizado.