19/02/2025 – 08:38
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Erika Hilton, a autora da proposta
O Projeto de Lei 4306/24 inclui entre as medida de proteção à mulher vítima de violência doméstica a retirada de postagens ofensivas e difamatórias em redes sociais.
Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei Maria da Penha para inserir a exclusão no rol de medidas protetivas de urgência, aplicadas de imediato pelo juiz contra o agressor.
Com isso, a autora, deputada Erika Kokay (PT-DF), espera reduzir os efeitos da violência psicológica e evitar a exposição da imagem das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Um levantamento da ONG SaferNet, citado pela deputada, mostra que as denúncias de crime de misoginia na internet aumentaram. Passaram de 961 denúncias, em 2017, para 28,6 mil em 2022.
“A violência de gênero possui características sutis e subjetivas que estão em constante mudança, dado seu caráter estrutural”, explicou Erika Kokay. “[Por isso] É fundamental assegurar às mulheres amparo em todos os ambientes, inclusive no virtual”, defendeu a deputada.
Próximos passosA proposta, que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Reportagem – Emanuelle BrasilEdição – Natalia Doederlein