Há 2 minutos
A ação foi realizada em todas as zonas da capital amazonense e um evento foi encerrado
Fotos: Divulgação/SSP-AMEntre o sábado (22/02) e domingo (23/02) a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF), vistoriou 12 bandas e blocos de carnaval em todas as zonas da capital amazonense. A ação foi realizada de forma conjunta com diversos órgãos das esferas estaduais, municipais e federal.
No sábado, foram cinco locais visitados, destes, dois foram autuados por não apresentarem os devidos documentos obrigatórios emitidos pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). Além disso, um bloco de rua foi encerrado no bairro Novo Israel, por não apresentar nenhum dos documentos exigidos pela Portaria Conjunta de Carnaval e oferecia risco aos foliões após realizarem uma ligação clandestina de energia.
E no domingo, a equipe da CIF vistoriou sete eventos e apenas um apresentou irregularidades. O local não possuía licença sanitária pela Visa Manaus e foi notificado por não apresentar licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
CIF’s
Durante todo o período carnavalesco, a SSP-AM irá realizar as Centrais Integradas de Fiscalização (CIFs), que contará com a participação de todas as Forças de Segurança e dos demais órgãos fiscalizadores. O objetivo é fiscalizar bandas e blocos de carnaval para certificar a documentação de eventos autorizados como, também, evitar aglomerações e festas clandestinas na capital.
A SSP-AM ressalta que eventos que estejam sendo realizados fora das normas preconizadas conforme estabelecido na Portaria do Carnaval 2025 serão encerrados.
Foto: Divulgação/SSP-AM
Integração
A CIF contou com agentes da SSP-AM e representantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Juizado da Infância e da Juventude Infracional (JIJI), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Vigilância Sanitária Municipal e Amazonas Energia.