Há 33 minutos
Serviço para crianças com Transtorno do Espectro Autista em três Caics também foi anunciado
Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom
O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (24/02), a entrega de mais dois Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), ampliando a rede assistencial para crianças e adolescentes. As unidades serão reabertas no próximo mês, totalizando sete Caics reformados e entregues à população por meio do programa Saúde Amazonas. Na ocasião, o governador também destacou uma novidade a ser implementada na saúde, incluindo atendimentos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“O que nós estamos fazendo nessas unidades dos Caics não é apenas uma mudança a estrutura, ampliando e reformando, mas também implementando um novo conceito de atendimento, mais humanizado, com processos modernos, como estamos fazendo no Complexo Hospitalar Sul, onde nenhum documento transita mais de forma física, e além disso estamos ampliando os serviços”, afirmou o governador Wilson Lima.
Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/SecomO anúncio foi feito durante vistoria às obras do Caic Alexandre Montoril, localizado no bairro Petrópolis, zona sul, uma das duas unidades que serão reabertas em março quando, também, será reinaugurado o Caic Edson Melo, no bairro Zumbi, zona leste. As duas unidades fazem parte do planejamento que inclui a revitalização de 11 centros a serem reinaugurados pela atual gestão, reforçando a atenção básica e serviços de média complexidade para este público.
Os Caics Alexandre Montoril e Edson Melo entrarão em atividade com atendimento em pediatria, enfermagem e psicologia, além dos serviços de atenção básica, como sala de vacina. As unidades receberam serviços nas áreas interna e externa, com pintura geral do prédio, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, intervenções nas salas dos consultórios médicos, banheiros, setores administrativos, recepção e área de espera. Os investimentos são na ordem de R$ 3,4 milhões.
Outras cinco unidades já foram entregues: Caic Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque 10, zona centro-sul; Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte; Caic Ana Maria Braga, no bairro São José, zona leste; Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul; e Caic Dr. Alberto Carreira, no bairro Compensa, na zona oeste.
Os Caics José Carlos Mestrinho, José Contente, Gilson Moreira e Moura Tapajós estão com obras em andamento, sem que implique na suspensão dos atendimentos. Os serviços vêm sendo ofertados em outros equipamentos públicos, como escolas e centros de ensino. A reinauguração das quatro unidades está prevista para o segundo semestre de 2025.
Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/SecomAs reformas dos Caics são fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que executou os trabalhos.
Caic+Especialidades
Além da estrutura física, a rede de Caics vem sendo reconfigurada, na medida em que as unidades são entregues. Agora, chamados Caic+Especialidades, os cinco centros entregues anteriormente tiveram seus serviços ampliados e hoje ofertam outras especialidades, além da enfermagem e pediatria.
A nova rede ampliou a idade e passou a atender crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses. A mudança permite que os Caics e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizem o atendimento inicial e os Caic+, com especialistas.
Nos Caic+Especialidades são disponibilizadas consultas em endocrinologia, reumatologia, psiquiatria, neurologia, nutrologia, enfermagem, cirurgião dentista e odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutricionista, psicologia, ortopedia, serviço social, pneumologia, gastrologia. Além de serviço social, enfermagem, eletrocardiograma com laudo e distribuição de medicamentos de alto custo.
O agendamento das consultas ocorre por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), considerando critérios de prioridade e gravidade. De acordo com a SES-AM, em 2024 foram realizadas 658.148 consultas nos Caics e Caics+, uma média de cerca de 55 mil atendimentos por mês.
TEA
Durante o evento, o governador Wilson Lima anunciou outra novidade para os Caics: o serviço terapêutico e multidisciplinar de atendimento às crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento será com base nos fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a única com evidência científica de eficácia, que será implantada pela SES-AM.
Três Caics atenderão crianças com TEA. O primeiro tem previsão para o mês de junho e será o Caic José Contente, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, cuja reforma está em fase de conclusão e vai passar por adaptação.
O segundo será o Caic Gilson Moreira, na zona norte, cuja reforma está em fase de conclusão e vai passar por adaptação. O terceiro será o CAIC+ Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque Dez, que vai passar por adaptação e readequação de seus espaços.