Há 32 minutos
Caso seja vítima de um crime, a PC-AM reforça a importância de registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima
FOTOS: Lyandra Peres e Erlon Rodrigues/PC-AM.Durante o Carnaval, blocos e bandas atraem milhares de brincantes às ruas das cidades, e as grandes aglomerações tornam os foliões mais suscetíveis a roubos, furtos e outros crimes, exigindo atenção redobrada. Nesse sentido, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) reuniu recomendações essenciais para que a população possa curtir o Carnaval na Floresta 2025 com segurança.
O Carnaval na Floresta é uma operação promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que visa intensificar o policiamento e as ações das Forças de Segurança durante os eventos carnavalescos.
O delegado Marcelo Martins, titular do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), destacou que o uso de celulares é um fator de risco para quem está em meio às grandes movimentações em vias públicas. Os crimes de roubo e furto desses aparelhos em blocos de rua estão entre as ocorrências mais registradas nas delegacias da capital.
“Durante aglomerações, é recomendado que as pessoas guardem o celular no bolso da frente e mantenham a mão sobre o aparelho para evitar a ação dos ‘lanceiros’, criminosos especializados em furtos. Eles utilizam técnicas para subtrair objetos de forma sutil e sem serem percebidos”, explicou o delegado.
Ainda segundo a autoridade policial, os infratores costumam repassar os objetos furtados a terceiros, que posteriormente os comercializam. A Polícia Civil, integrada a outros órgãos de segurança, atua no combate a esses crimes por meio de operações diárias contra os receptadores, responsáveis por comprar e revender os aparelhos oriundos de furtos e roubos.
“Solicitamos que os foliões evitem exibir os smartphones em locais públicos, a fim de não chamar a atenção dos infratores. Caso seja vítima, é fundamental procurar a delegacia mais próxima para registrar o Boletim de Ocorrência (BO)”, ressaltou Marcelo Martins.
FOTOS: Lyandra Peres e Erlon Rodrigues/PC-AM.Além disso, a vítima deve informar o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity), código de identificação do aparelho celular, para que seja possível rastreá-lo e tentar recuperá-lo.
Outros riscos
O delegado também alertou que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar a vulnerabilidade dos foliões, facilitando a ocorrência de diversos crimes, incluindo furtos, roubos e golpes como o “Boa noite, Cinderela”, em que substâncias sedativas, como o roupinol, são adicionadas às bebidas das vítimas para dopá-las.
“É essencial que os brincantes consumam álcool com moderação e fiquem sempre atentos aos seus copos e latas de bebidas. Recomendamos cobrir a entrada das latas com a mão ou utilizar copos com tampa. Essas medidas preventivas ajudam a evitar que pessoas mal-intencionadas adicionem substâncias alucinógenas para cometer crimes, como furtos, roubos e até mesmo crimes mais graves, como estupros e homicídios”, alertou Martins.
Registro de ocorrência e denúncia
A PC-AM reforça a importância do registro do BO na delegacia mais próxima do local do fato. O registro possibilita que a Polícia Civil investigue os crimes de forma mais efetiva.
Na capital, as centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) irão funcionar em regime de plantão 24 horas, bem como as Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e Homicídios e Sequestros (DEHS).
As Unidades Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) também funcionarão em regime de plantão, atendendo exclusivamente ocorrências relacionadas às suas áreas de atuação.
Caso a vítima não consiga se deslocar até uma delegacia, o BO pode ser registrado on-line, por meio da Delegacia Virtual (Devir), no site: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
No interior do estado, as vítimas podem se dirigir às Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) ou às Delegacias Especializadas de Polícia (DEPs).
Delegacia Móvel
Durante os dias de desfile das escolas de samba e blocos no Sambódromo de Manaus, a PC-AM disponibilizará a Delegacia Móvel (Demov), que ficará estacionada em frente à Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, para registro de ocorrências.
A Polícia Civil reforça que qualquer crime deve ser denunciado imediatamente, garantindo que os infratores sejam identificados e responsabilizados.