Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Em 90 dias, Complexo Hospitalar Sul avança na ampliação da capacidade de atendimento e modernização da infraestrutura
Amazonas

Em 90 dias, Complexo Hospitalar Sul avança na ampliação da capacidade de atendimento e modernização da infraestrutura

18 de março de 2025
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Há 3 minutos

Reestruturação garante ampliação de serviços, novas tecnologias e melhor estrutura para pacientes e profissionais

Foto: Arquivo/ SECOM

Nos primeiros 90 dias da reestruturação do Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital e pronto-socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), os investimentos do Governo do Amazonas apresentaram avanços que vão desde a ampliação da capacidade de atendimento até a modernização da infraestrutura nas unidades. Em três meses, a unidade registrou mais de 51 mil atendimentos, 9 mil internações e 2.698 cirurgias realizadas.

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, as ações reforçam o compromisso do Governo do Amazonas com a saúde pública, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente.

“Durante esses três meses, nós visualizamos uma redução no tempo de espera, e trabalhar tempo de espera é primordial para o usuário. Ressalto também que a revitalização não traz só o que os olhos podem ver, mas existem os bastidores de uma área hospitalar, como a parte hidráulica, elétrica, iluminação, o asfalto, grupos geradores que trazem a segurança para uma unidade hospitalar funcionar”, afirmou a secretária.

Foto: Arquivo/ SECOM

O trabalho envolveu ainda a ampliação do parque tecnológico e uso de cirurgias por vídeo. Além disso, o centro cirúrgico passou a funcionar 24 horas por dia, inclusive para cirurgias não urgentes. Isso permitiu a redução no tempo de espera em procedimentos que antes levavam 30 a 45 dias agora são realizados de cinco a sete dias. Já as cirurgias de urgência continuam sendo realizadas imediatamente, garantindo atendimento ágil para pacientes em estado crítico.

A reestruturação também trouxe novos serviços especializados, incluindo cardiologia, infectologia, hemoterapia e farmácia 24 horas. Além disso, foram abertas farmácias satélite dentro das UTIs do HPS 28 de Agosto. O CHS também abriu espaço no campo de formação, com a chegada de 75 novos residentes médicos e multiprofissionais.

Para a enfermeira do centro cirúrgico, Jaqueline Bastos, que trabalha na unidade há três anos, o impacto da reestruturação tem sido positivo.“Hoje em dia melhorou muito o quantitativo de cirurgias. Antes, a gente fazia em média, vinte cirurgias, hoje está em torno de quarenta cirurgias. Para a população é um benefício, e hoje a gente já tem cirurgias por vídeo que não tinha e também a prótese de quadril, que foi um ganho para a população”, disse a enfermeira.

Foto: Arquivo/ SECOM

infraestrutura

A modernização do Complexo Hospitalar Sul envolveu a substituição da subestação elétrica, cabeamento de alta tensão e barramentos, além da instalação de novos geradores para garantir o funcionamento ininterrupto dos serviços em caso de falha no fornecimento de energia.

Além disso, a estrutura hospitalar recebeu 500 novos computadores e 50 televisores de 50 polegadas, facilitando a gestão hospitalar e melhorando o ambiente para pacientes e profissionais. A reorganização dos leitos também foi prioridade, com troca de colchões e novas bombas de infusão.

Foto: Arquivo/ SECOM

A revitalização também estendeu para a área externa, proporcionando mais segurança e conforto para pacientes, acompanhantes e profissionais. Foram instalados 176 pontos de iluminação LED por meio do programa Ilumina+ Amazonas, além de recapeamento asfáltico, correção de calçadas e sarjetas, melhorando a drenagem e facilitando o deslocamento de ambulâncias e veículos particulares.

Outras melhorias incluem a expansão do segundo andar do HPS 28 de Agosto, que agora conta com 48 novos leitos, além de serviços de pintura, manutenção elétrica, hidráulica e troca de piso na emergência do térreo.

As ações estão sendo executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O titular da Sedurb, secretário Marcellus Campêlo, destacou que as melhorias na infraestrutura são essenciais para garantir mais qualidade no serviço oferecido aos usuários e profissionais que atuam na unidade.

“Além dos fluxos hospitalares da atividade fim, essa é uma atividade estruturante da atividade meio, com as obras e também os serviços necessários para dar mais conforto para quem trabalha aqui e para quem seja, usuário, paciente e também seus acompanhantes”, disse o secretário.

Foto: Arquivo/ SECOM

trabalho em andamento

Uma das etapas principais do processo de reestruturação em curso é a revitalização das Unidades de Terapia Intensiva do HPS 28 de Agosto. A unidade possui 60 leitos de UTI que serão todos modernizados e readequados com serviços de iluminação, climatização, espaços entre leitos, entre outras mudanças. Da mesma forma, as enfermarias do HPS serão adequadas, com a troca de pisos, de iluminação, climatização, modernização dos leitos e dos equipamentos de suporte clínico.

A recepção do HPS 28 de Agosto está sendo reformada e ampliada. Além de mais conforto, a mudança resultará na separação do fluxo de urgência-emergência com o atendimento ambulatorial. Com a mudança, os pacientes serão separados por perfil de atendimentos e de necessidades médicas. A ampliação também vai proporcionar melhor acolhimento social, respondendo de forma mais eficaz e organizada aos processos como troca de acompanhantes, boletins médicos, entre outros serviços.

O Instituto Dona Lindu também terá a recepção ampliada e os fluxos reorganizados, para melhor circulação e otimização do atendimento. Os trabalhos serão divididos em duas frentes: a parte obstétrica e urgências ginecológicas.

O trabalho também vai mudar a fachada do complexo hospitalar, a qual será revitalizada com uma nova identidade visual e um posto policial será criado em frente às unidades.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Em ação conjunta, PC-AM e Receita Federal apreendem maconha avaliada em R$ 1 milhão em freezer de transportadora

Por administrador
Amazonas

Feiras de Produtos Regionais da ADS passam a comercializar café da variedade Robusta Amazônica

Por administrador
Amazonas

Palácio Rio Negro recebe exposição que celebra o protagonismo artístico de idosas em Manaus

Por administrador
Amazonas

Curso de Defesa Pessoal Feminina já alcançou mais de 4 mil mulheres no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Balanço 2025: Cirurgias no abdômen e pelve foram as mais demandadas na FCecon

Por administrador
Amazonas

Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar da Secretaria de Educação é destaque nacional por valorização da cultura da paz

Por administrador
Amazonas

Hemoam moderniza diagnóstico de doenças infecciosas com tecnologia inédita no estado

Por administrador
Amazonas

Em Brasília, Sedecti destaca ação do MDIC para solução do impasse do PPB no polo de ar-condicionado

Por administrador
Amazonas

Em 2025, Sejusc alcançou mais de 3,9 mil pessoas com ações sobre igualdade racial e intolerância religiosa

Por administrador
Amazonas

Governo do Estado lança a 4ª fase do programa Atualiza Pescador em Iranduba

Por administrador
Amazonas

Seas abre inscrições para curso do Projeto Padaria Artesanal

Por administrador
Amazonas

IML procura pelos familiares de Geferson Silva Bentes

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?