Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas avança na repressão ao crime com Bases Arpão durante gestão do governador Wilson Lima
Amazonas

Governo do Amazonas avança na repressão ao crime com Bases Arpão durante gestão do governador Wilson Lima

24 de março de 2025
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Há 43 minutos

As bases fortaleceram a segurança nos rios contra o narcotráfico, crimes ambientais, e organizações criminosas

Foto: Arquivo/ SECOM

Durante a gestão do governador Wilson Lima, o Amazonas tem avançado no combate ao crime organizado por meio das bases fluviais, intensificando as ações nos rios do estado. Ao longo do período de 2020 a 2025, foram apreendidas armas de fogo, munições e entorpecentes, resultando na prisão de 300 envolvidos com a criminalidade, fortalecendo a segurança na fronteira contra o narcotráfico, crimes ambientais e homicídios.

De acordo com o governador, o trabalho tem sido eficaz, protegendo tanto o território quanto a população ribeirinha. “Hoje, com as estruturas que nós montamos, não há embarcação que não seja abordada pelos nossos policiais. Isso porque a nossa a nossa Base Arpão está com policiais militares, civis, federais, homens das Forças Armadas utilizando metralhadoras Negev e com lanchas blindadas. Isso é resultado do compromisso que temos com a segurança pública e dos investimentos efetivos que estamos fazendo”, disse o governador Wilson Lima.

A atuação dessas unidades, como as Bases Arpão I e II, Tiradentes e Paulo Pinto Nery, tem garantido um maior controle e segurança nas calhas dos principais rios, dificultando o transporte de tráfico de drogas, a biopirataria e a extração ilegal de recursos naturais. A mais recente entrega da Base Fluvial Arpão III, com investimentos de R$ 10,5 milhões, reforçará ainda mais essa estrutura de segurança pública.

Foto: Arquivo/ SECOM

Em 2020, a Base Arpão I iniciou sua atuação nas áreas de Coari, Tefé e municípios adjacentes, servindo de referência para operações integradas. Além dela, a Base Arpão II, instalada na confluência do rio Negro com o rio Branco, atende Barcelos, NOVO Airão e Santa Isabel do Rio Negro. A Base Tiradentes, por sua vez, reforça a fiscalização no Alto Solimões, abrangendo Tefé, Santo Antônio do Içá e Japurá. Já a Base Paulo Pinto Nery, localizada em Itacoatiara, cobre cidades estratégicas como Maués, Borba, Parintins e municípios do rio Madeira.

Em 2024, o trabalho integrado das Forças de Segurança, por meio de operações e auxílio das bases fluviais, resultou na interceptação de 43 toneladas de drogas, sendo a maior parte maconha e cocaína. O quantitativo apreendido em 2024, no Amazonas, representa cerca de 70% de toda a droga apreendida na Região Norte.

Além das drogas, as bases fluviais têm atuado na retirada de armamento e munições das mãos de criminosos. Entre 2020 a 2025, foram confiscadas 122 armas de fogo e 3.144 munições.

Foto: Arquivo/ SECOM

trabalho integrado

O trabalho integrado nas Bases Arpão é fundamental para a realização das operações de combate ao crime nas calhas dos rios. A articulação entre a polícia Militar do Amazonas (PMAM), a polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) garante uma atuação coordenada contra o narcotráfico, crimes ambientais, homicídios e organizações criminosas que utilizam os rios como rotas de fuga e escoamento.

O efetivo da PMAM tem papel central na repressão direta aos crimes. De acordo com o comandante Coronel Klinger Paiva, o policiamento ostensivo, especialmente com o uso de cães farejadores, é uma das estratégias da operação. “A polícia Militar compõe todas as bases da Arpão. Nós temos, principalmente o policiamento que é mais eficaz nesse contexto da operação, que é o policiamento com cães. A gente continua assim mantendo o cerco da nossa cidade, do nosso estado, para combater o tráfico de drogas principalmente”, ressaltou o comandante.

Foto: Arquivo/ SECOM

A PC-AM complementa esse trabalho com inteligência investigativa, coleta de informações e desarticulação de redes criminosas. A ação dos policiais civis permite mapear rotas do tráfico e identificar lideranças criminosas que tentam utilizar os rios para o transporte de entorpecentes até a capital. O delegado-geral Bruno Fraga destacou a importância dessa integração entre as forças de segurança.

“A polícia Civil trabalha integrada com a polícia Militar e as demais forças de segurança na base Arpão. As drogas passam pelos nossos rios e, com esses investimentos, nós vamos conseguir diminuir de forma exponencial esse tipo de dinâmica que usam para tentar fazer o traslado da região de fronteira até a nossa capital”, disse o delegado geral Bruno Fraga.

Foto: Arquivo/ SECOM

Já o trabalho do CBMAM oferece suporte especializado com equipes de mergulhadores treinados para varreduras subaquáticas. Esses profissionais são acionados sempre que há suspeita de transporte submerso de drogas, armamentos ou outros produtos ilícitos. O comandante do CBMAM, Coronel Orleiso Muniz, explicou que a atuação integrada amplia o potencial de interceptação e apreensão.

“À medida que o sistema identifica a necessidade de abordagem em uma embarcação, ela é feita com o Corpo de Bombeiros na parte submersa. É comum nós detectarmos o transporte de drogas submerso, armamento sendo transportado também e isso faz com que nós possamos implementar muito prejuízo ao crime organizado”, explicou o comandante.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sema Amazonas recebe reconhecimento da Embaixada da Irlanda por queda no desmatamento e nas queimadas

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagens de dupla procurada por roubo a loja de cosméticos no bairro São José Operário

Por administrador
Amazonas

Temporada de cruzeiros 2026 é aberta com a chegada do MS Insígnia ao Porto de Manaus

Por administrador
Amazonas

Estudo sobre tuberculose em comunidades indígenas urbanas é aprovado para financiamento

Por administrador
Amazonas

PC-AM apreende mais de 200 quilos de cocaína e skunk avaliados em R$ 6,1 milhões e prende quarteto responsável pelo material

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 125 vagas de emprego para esta terça-feira

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega 73 kits de segurança a motofretistas no interior do Estado

Por administrador
Amazonas

Prosai Parintins: Obras do novo sistema de abastecimento de água entram em fase final de execução

Por administrador
Amazonas

Complexo Hospitalar Sul promove oficinas de Libras para fortalecer o acolhimento a pessoas com surdez

Por administrador
Amazonas

Com apoio institucional da PGE-AM, Atlas ODS Amazonas é lançado na Ufam

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: Detran-AM realiza mais de 700 atendimentos no bairro Puraquequara

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta: Banda Maria vem com as outras une folia e conscientização no Centro de Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?