Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Simpósio destaca fortalecimento e compromisso da Vigilância Genômica em Saúde no Estado do Amazonas
Amazonas

Simpósio destaca fortalecimento e compromisso da Vigilância Genômica em Saúde no Estado do Amazonas

3 de abril de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 1 minuto

FVS-RCP e outras instituições de saúde integram a Regesam, promotora do evento

FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP

Estratégias de fortalecimento da vigilância em saúde no Amazonas foram o destaque do II Simpósio de Vigilância Genômica em saúde no Estado do Amazonas, promovido pela REDE Genômica em saúde do Amazonas (Regesam) nesta quinta-feira (03/04), no Instituto Leônidas Maria e Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/FIOCRUZ Amazônia).

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), é uma das instituições que integram a REGESAM. A iniciativa reuniu especialistas dos Estados Unidos, Rio de Janeiro, Brasília, além de Manaus, e contou com a participação de profissionais da saúde, gestores e representantes de instituições de saúde.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a relevância do simpósio para aprimorar a gestão e as ações de vigilância em saúde no estado. “A iniciativa reforça o compromisso com a ampliação da capacidade técnica dos profissionais, na vigilância genômica, aprimorando a resposta do Amazonas às emergências em saúde pública e fortalecendo a REDE de vigilância em saúde”, afirmou.

Durante o simpósio, especialistas discutiram temas como o fortalecimento da resposta laboratorial a patógenos (microorganismos que podem causar doenças, como vírus, bactérias, fungos e parasitas) que sejam emergentes na Amazônia brasileira.

Outros debates deram destaque a identificação de alterações genética em pacientes com doenças hematológicas, características moleculares do câncer colorretal por meio de biologia molecular e sequenciamento genético, análise de doadores de medula óssea utilizando sequenciamento genético de alta precisão e relação entre genética do sistema imunológico e leishmaniose cutânea.

A coordenadora-geral da Regesam, Kátia Luz Torres, ressaltou a importância da integração das instituições para o aprimoramento das ações de monitoramento no Amazonas. “Dentro das áreas de atuação de cada uma dessas instituições, é possível fazer pesquisas integradas, fortalecidas, aprimorando o uso de recursos, fortalecendo elos e a capacidade científica das instituições”, disse.

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCPMonitoramento de vírus emergentes e reemergentes

O esforço das instituições, por meio da Regesam, enfatiza o monitoramento de vírus emergentes e reemergentes. A responsável pelo ensino, Pesquisa e Inovação da FVS-RCP, Luciana Fé, integrante do comitê gestor da iniciativa, destaca que os avanços científicos fortalecem a resposta rápida a epidemias. “O conhecimento gerado a partir do monitoramento de vírus possibilita a adoção de estratégias ainda mais eficazes para proteger a população”, disse.

De acordo com o pesquisador do ILMD/FIOCRUZ Amazônia, Felipe Naveca, e também membro do comitê gestor da Regesam, o esforço mútuo entre as instituições públicas impulsionam estudos em diferentes campos. “A Regesam é onde nós discutimos a necessidade de nos unirmos para sermos mais fortes na resposta aos problemas de saúde, em especial aqueles em que se PODE usar a genômica como uma ferramenta”, afirmou.

Parcerias institucionais

A Regesam foi criada em 2018. Participam da iniciativa: ILMD/FIOCRUZ Amazônia, FVS-RCP, Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham).

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCPDurante o evento, representantes das instituições realizaram a assinatura de um memorando de intenções, de forma simbólica, para formalizar a continuidade e o fortalecimento da Regesam, visando os avanços na saúde pública, vigilância em saúde e genômica, contribuindo diretamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do Amazonas.

O documento manifestou, ainda, o interesse das organizações em atuar de forma integrada, promovendo redução de custos, compartilhamento de infraestrutura tecnológica, fortalecimento de grupos de pesquisa e formação de recursos humanos qualificados.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Centros de Convivência promovem oficinas de criação de adereços e máscaras para o Carnaval

Por administrador
Amazonas

Serviços de atendimento à mulher da Sejusc funcionarão 24 horas por dia durante período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagens de quatro pessoas que desapareceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima preside primeira reunião do Codam em 2026 e aprova 44 projetos com R$ 810,9 milhões em investimentos

Por administrador
Amazonas

Policiamento ostensivo e aproximação com a população reduzem roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus

Por administrador
Amazonas

FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Por administrador
Amazonas

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas abre processo seletivo com 265 vagas para Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima alinha ações estratégicas para enfretamento à cheia de 2026, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais

Por administrador
Amazonas

Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?