Há 11 horas
Serviços domiciliares e orientações de saúde reforçam assistência às famílias afetadas
FOTOS: Evandro Seixas/SESA Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, neste domingo (27/04), 50 atendimentos médicos a moradores dos bairros Nova Esperança e Alvorada, na zona oeste de Manaus, afetados pelas fortes chuvas que atingiram a capital durante a madrugada. As ações incluíram visitas domiciliares e encaminhamentos para unidades de saúde.
De acordo com a secretária adjunta de Assistência, Mônica Melo, a SES-AM está empenhada em atender a população conforme a necessidade, com o apoio do Programa Melhor em Casa, que oferece serviços de atendimento domiciliar. A equipe do programa foi composta por cinco médicos e duas enfermeiras, uma gerente e uma motorista.
“Nós estamos aqui para atender quem tiver necessidade de saúde, inclusive em domicílio, se for necessário, porque podem ser pessoas acamadas. Estamos montando uma estrutura de ambulatório com a equipe médica do Melhor em Casa, que vai dar esse apoio à assistência domiciliar”, destacou.
A moradora Ruth Nara, do bairro Nova Esperança, recebeu a equipe médica em casa para atendimento à sua mãe, após a residência ser invadida pela água da chuva. Ruth relatou que, ao saber da presença dos profissionais, solicitou a visita para a mãe. “O Governo está olhando para a gente. É fundamental ter médico, porque eu moro com minha mãe, que tem 93 anos, e eu tive que sair com ela na chuva. Então, pra mim, ter vindo ao médico, escutar o pulmão dela, é importante. A gente se sentiu acolhida”, contou a moradora.
FOTOS: Evandro Seixas/SESOrientações à população
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), também realizou ações de orientação e prevenção relacionadas às chuvas.
Segundo o diretor técnico da FVS-RCP, Augusto Zany, a principal ação é a distribuição de hipoclorito de sódio, com orientações sobre seu uso para garantir o consumo seguro de água.
“Nós estamos monitorando as principais doenças e agravos que ocorrem durante esse período. A Secretaria realiza o trabalho intradomiciliar de levantamento das principais doenças e repassa para a Fundação, que orienta a vigilância municipal sobre as ações que devem ser adotadas durante esses eventos de saúde”, explicou.
FOTOS: Evandro Seixas/SESAção conjunta
Para prestar assistência às famílias desabrigadas, o Governo do Estado mobilizou as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social (Seas) e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) e outras entidades também estão atuando no suporte à população atingida.