Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Ação coordenada das secretarias de Saúde do Amazonas, do Acre e de Rondônia garante transplante de fígado de paciente de Envira
Amazonas

Ação coordenada das secretarias de Saúde do Amazonas, do Acre e de Rondônia garante transplante de fígado de paciente de Envira

7 de maio de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 28 segundos

Operação durou cerca de 30 horas e mostrou a força do trabalho integrado do SUS

FOTO: Luan Martins / SES-Acre e Evandro Seixas/ SES-AM

A articulação rápida e coordenada entre as secretarias de saúde do Amazonas (SES-AM), do Acre (SES-AC) e de Rondônia (SES-RO) e da prefeitura de Envira garantiu uma nova chance de vida a um paciente de 61 anos, morador do município, a 1.208 quilômetros de Manaus. Elson Wanderley de França foi submetido a um transplante de fígado na segunda-feira (05/05), em Rio Branco (AC), após uma operação de 30 horas que se transformou em uma corrida contra o tempo, desde o momento em que o doador do órgão foi identificado pela Central de Transplantes, na tarde de domingo.

De acordo com a secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, a integração entre os estados demonstrou a força do Sistema Único de saúde (SUS). “Um morador de Envira foi receptor de um fígado captado em Rondônia, com transplante realizado no Acre, e o município de origem do paciente foi peça-chave nessa logística. Essa integração é fundamental para vencermos os desafios da nossa região e salvarmos cada vez mais vidas”, destacou a secretária, que coordenou a ação junto com os gestores dos outros estados.

FOTO: Luan Martins / SES-Acre e Evandro Seixas/ SES-AM

“Assim que nos informaram do doador compatível, entramos numa articulação interestadual e, em questão de horas, organizamos a operação que envolveu também a prefeitura de Envira, que garantiu aeronave para levar o paciente a Rio Branco. Enquanto isso, o governo do Acre mobilizou suas equipes para buscar o órgão em Porto Velho, capital de Rondônia”, relata a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud.

Na manhã de segunda-feira, enquanto o paciente embarcava de avião para Rio Branco, o fígado era captado em Porto Velho e levado de helicóptero da Secretaria de justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp). Ao todo, foram mais de 30 horas de trabalho das equipes envolvidas. A cirurgia durou aproximadamente 10 horas e foi realizada na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), referência em transplantes no Estado.

FOTO: Luan Martins / SES-Acre e Evandro Seixas/ SES-AM

O paciente, que sofria de cirrose e câncer no fígado, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob cuidados da equipe multiprofissional, com boa recuperação.

Em um comunicado nas redes sociais, a família de Elson Wanderley de França manifestou gratidão. “Temos a imensa alegria de compartilhar que a cirurgia foi realizada com sucesso. Elson encontra-se em recuperação na UTI, em fase de pós-operatório, e seu quadro clínico evolui positivamente, dentro do esperado. A todos os envolvidos, nosso mais sincero e emocionado obrigado. Que esse gesto de Solidariedade e compromisso com a vida sirva de exemplo para todos”, diz a mensagem.

O prefeito de Envira, Ivon Rattes, celebrou o sucesso da missão. “A vida deve mobilizar os gestores públicos. Foi isso que fizemos. Agradeço aos Governos do Amazonas e do Acre e à equipe do Governo de Rondônia. Todos foram fundamentais para que o paciente tivesse essa oportunidade de viver”, disse.

O médico Tercio Genzini, responsável técnico pelos transplantes hepáticos na Fundhacre, ressaltou que o Norte está se tornando referência em transplantes e enfatizou a importância da doação de órgãos. “Também é importante reconhecer o trabalho do Sistema Nacional de Transplantes, que, por meio dos convênios com a aviação civil, garantiu que eu e uma auxiliar chegássemos a tempo para a realização da captação e do transplante. A aviação também tem salvado vidas”, ressaltou.

FOTO: Luan Martins / SES-Acre e Evandro Seixas/ SES-AM

O secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou a força do SUS e a integração entre os estados para vencer os obstáculos logísticos da Amazônia. “A logística na região amazônica é desafiadora, mas, com UNIÃO de esforços, conseguimos salvar mais uma vida. Agradeço também aos governos do Amazonas e Rondônia, por meio de seus secretários de saúde, além da Prefeitura de Envira, por todo o esforço conjunto”.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Por administrador
Amazonas

Estudantes da rede estadual iniciam ano letivo no novo Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

Por administrador
Amazonas

IML procura por familiares de Paulo José Goés

Por administrador
Amazonas

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Por administrador
Amazonas

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?